Feliz dia do Médico!

medicos.jpg

Aos queridos amigos médicos, que tanto contribuem com a cultura do vinho, através da pesquisa de seus benefícios, fica nossa homenagem especial!

Para isto, busquei frases e contextos históricos que associam o Vinho e a Medicina, e encontrei este belíssimo artigo do Dr Julio Anselmo, no site Academia do Vinho, do amigo Carlos Arruda, cujas frases de ampla qualidade, reproduzo aqui:

Frases e conceitos históricos relacionados a Vinho e Medicina:

* Citação dos livros do Talmud (500-400 a.C.): "O vinho é o mais notável de todos os remédios; onde falta o vinho, os remédios se fazem necessários".
* Sócrates (470-399 a.C.): "O vinho molha e tempera os espíritos e acalma as preocupações da mente...ele reaviva nossas alegrias e é o óleo para a chama da vida que se apaga. Se você bebe moderadamente em pequenos goles de cada vez, o vinho gotejará em seus pulmões como o mais doce orvalho da manhã...Assim, então, o vinho não viola a razão, mas sim nos convida gentilmente à uma agradável alegria."
Hipócrates (460-370 a.C.): "O vinho é bebida excelente para o homem, tanto sadio como doente, desde que usado adequadamente, de maneira moderada e conforme seu temperamento."
*Avicena (980-1037): "O vinho é o amigo do moderado e o inimigo do beberrão."
*Paracelso (1493-1541): "Só a dose faz o veneno."
*Pasteur (1822-1895): "O vinho pode ser de direito considerado como a mais higiênica das bebidas."
*Fleming (1881-1945): "A penicilina cura os homens, mas é o vinho que os torna felizes."
Leia o artigo completo na fonte:
http://www.academiadovinho.com.br/biblioteca/medicina.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enomatic

Sabores de Verão - Koh Pee Pee, Champagne, Chez Philippe - Ano 7

A arte de fazer um grande queijo | Visita a Raul Anselmo Randon | Vacaria