Garibaldi recebe palestra sobre Vinhos da Campanha

Neste domingo, estaremos palestrando na Fenachamp sobre os Vinhos da Campanha!

Produção de vinho no pampa será tema de palestra na Fenachamp

A qualidade do vinho produzido em terras gaúchas, em especial na região do pampa, vai ganhar destaque na programação do espaço Gastronomia Regional na Fenachamp. Será ministrada, no próximo domingo (06/10), na área reservada para a enogastronomia, a partir das 15 horas, pela enóloga e especialista em Marketing e Turismo do Vinho, Maria Amélia Flores, a palestra “Produção vitivinícola na Região do Pampa”.





Ela adianta que no encontro será apresentado o trabalho desenvolvido pelo produtores do pampa na produção de vinhos finos, o posicionamento de marca e a adequação de valores. “Já existem mais de quinze projetos em andamento que tem demonstrado um potencial promissor”, revela.

Maria Amélia explica que no pampa o solo mescla areia e argila e que o período de seca no verão aliado a ao calor do dia e frio das noites, tem despertado o potencial para inúmeros tipos de uvas. Nas brancas, todo o aroma de rosas da Gewurztraminer e o cítrico da Sauvignon Blanc são possíveis de encontrar em cada garrafa, se aprimorando a cada colheita.

Nas tintas, desde a tradicional Tannat, ícone dos vizinhos uruguaios, Cabernet Sauvignon até castas portuguesas, como Touriga Nacional, têm sido as grandes estrelas. As cidades produtoras são Itaqui, Uruguaiana, Alegrete, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Bagé, Candiota e Rosário do Sul. Há inúmeras vinícolas abertas a visitação, como Cordilheira de Santana, em Livramento, onde se pode degustar na origem seu excelente Chardonnay.

(texto: assessoria do GT Gastronomia/RS)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enomatic

Sabores de Verão - Koh Pee Pee, Champagne, Chez Philippe - Ano 7

A arte de fazer um grande queijo | Visita a Raul Anselmo Randon | Vacaria