O bem estar que o vinho traz

Momentos divinos

O vinho é uma bebida que convida a arte, ao amor, as amizades, ao bem estar. Por mais pesquisas científicas que se divulguem a respeito dos benefícios do vinho para a saúde, acho que a que afirma que as pessoas que apreciam vinho possuem um estilo de vida diferenciado seja de fato a mais benéfica. Não sou médica, pelo contrário, sou enóloga, mas gosto de observar as pessoas que fazem parte do mundo do vinho, as que convivo em meu dia a dia.



A cultura do vinho é anti-stress. Afinal, o vinho (quando bebido em moderação) traz amigos, bons momentos, compromissos sociais, cultura, viagens. Quem aprecia bons vinhos, geralmente aprecia boa música, o que traz sensação de relaxamento, alegria, relacionar notas e momentos; Sinatra e um grande vinho do Napa Valley, um tango moderno e um Malbec, ou um Champagne e sua música preferida. 

Da mesma forma, muitos estudiosos comparam uma adega bem selecionada com uma ótima biblioteca, sendo cada vinho ou livro com suas origens, autores, estilos. Ao degustar um Bordeaux de primeira ordem, estamos diante de batalhas, famílias tradicionais, luxo, história; se for um vinho da Nova Zelândia, novos autores, novas trlhas e rumos, com uma jovialidade única. Ler sobre vinhos, além de muito prazeiroso, envolve mais que sabores e aromas, é cultura geral: geografia, história, turismo, física, química, idiomas (há muita literatura em francês, inglês, espanhol, italiano), enfim, uma mescla sem fim de conhecimentos. 

O aspecto colecionista é outro atrativo, a busca por safras raras, novos ou clássicos terroirs, produtores diferenciados e até mesmo os vinhos pontuados ou os "Melhor do Ano", "Melhor do Mês", Medalha de Ouro; que delícia entrar em uma loja e descobrir um vinho que ninguém conhece, levar à casa de um amigo, durante um jantar, um exemplar de safra conceituada, boa pontuação, difícil de conseguir ou olhar para aquela garrafa que significa um grande momento e cuja história é única. Sem contar as inúmeras relações de vinho e arte, quem aprecia um belo quadro, escultura, geralmente também gosta das nuances de um grande vinho. Conheço inúmeros apreciadores que tem entre suas atividades de final de semana a organização de sua adega, seus cadastros e pontuações, observar rótulos, ler sobre o tema, visitar uma loja de vinhos. A noite, ir para a cozinha, desenvolver suas habilidades gastronômicas e escolher o melhor para a ocasião. 

Não é uma questão de marcas, mas provar e conhecer o diferente. Quando tiram suas férias, o destino é sempre alguma paisagem de vinhedos, seja Mendoza, Toscana ou Serra Gaúcha. Dexiar o vinho entrar na sua vida pode ser uma decisão definitiva, que certamente trará bem estar e momentos divinos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enomatic

Sabores de Verão - Koh Pee Pee, Champagne, Chez Philippe - Ano 7

A arte de fazer um grande queijo | Visita a Raul Anselmo Randon | Vacaria