A máfia na Cozinha - Jantar Vinhos Coppola

A Máfia na Cozinha - Parte II

Jantar Harmonizado
O menu dos mafiosos e Francis Ford Coppola


(Capo, eles descobriram as receitas!!)


O chef dos chefões - Joe Cipolla
Joe Cipolla, nascido siciliano, foi um mafioso original. Sua maleta de “ferramentas” continha apenas facas de cozinha e colheres de pau. Chef preferido em Chicago, Nova York e adjacências, cozinhou para gente perigosa como Al Capone, Lucky Luciano e Don Vito Cascio de Ferro. Joe Cipolla era reconhecido como um “uomo di rispetto”, aquele que guarda para si as próprias opiniões e só abre a boca para comer.
São dele as receitas que apresentamos nesta noite.




Rubicon Estate Winery (Inglenook, Napa Valley, California / EUA)
"The Estate Winery of Year 2001 - Wine & Spirits Magazine"
Criada no início do século passado pelo finlandês Gustave Niebaum, foi uma das principais vinícolas da Costa Oeste dos EUA. Até hoje, os vinhos produzidos em Inglenook, em todos os anos compreendidos entre 1933 e 1964, são considerados a série mais importante de safras de uma mesma vinícola na história norte-americana. Uma série de fatos acontecidos após a morte do vinificador John Daniel, na década de 60, levaram Inglenook ao ostracismo. Em 1975, Francis Ford Coppola, um apaixonado por vinhos, aproveita os lucros obtidos com o sucesso da série O Poderoso Chefão para comprar parte da propriedade Inglenook e passar a cultivar seus próprios vinhos. Na década de 90 Coppola comprou o resto da propriedade, incluindo a histórica mansão. A Niebaum-Coppola Winery volta a crescer. Os principais vinhos são o Rubicon (um vinho raro e considerado um dos melhores dos Estados Unidos), Cask Cabernet, Pennino - 100% Zinfandel, além do Merlot e Cabernet Sauvignon Reserva, a linha Diamond Series, e ao estilo italiano, Rosso e Bianco. www.niebaumcoppola.com

Uma noite diferente, resultante de uma divertida pesquisa de cardápios históricos
e vinhos inovadores. Aprecie conosco!

Data: 03 de agosto de 2011
Horário: 20h
Local: Orquestra de Panelas (Padre Chagas, 196 - Moinhos de Vento, Porto Alegre/RS


Cardápio
Recepção
Dunamis Ser Sauvignon Blanc/Semillon . Brasil

Antipasti
Francis Ford Coppola Diamond Series. Gold Label. Chardonnay
Colhidas numa manhã fria de Setembro, sessenta por cento do suco foi fermentado e envelhecido em barris de carvalho francês de um ano de idade por oito meses, criando uma textura sedosa. Os 40% restantes foram fermentados em tanques de aço inoxidável para preservar os sabores frutados frescos e vigorosos do Chardonnay. No nariz, aromas de frutas cítricas e tropicais combinam com o carvalho doce para amaciar os sentidos. A sensação na boca é vigorosa, rica e carregada de peras, maçãs e caramelo frescos. Umm grande vinho, equilibrado e inesquecível.
&
Insalata di Lucky Luciano
(Radiccio roxo, aipo, agrião, alface crespa roxa, escarola crespa, azeite de oliva, sal e pimenta)


Primo piatto
Francis Ford Coppola Diamond Series. Pinot Noir
(Uvas dos vinhedos do Condado de Monterrey, com estudos e seleção clonal, para garantir cor e estrutura. Rubi brilhante com aromas generosos de cereja vermelha e pimenta. Ricas camadas de aromas de morango doce e ameixa vermelha evidenciam o paladar macio e texturizado seguido de delicadas notas de cranberry madura e sândalo no final)
&
Panzerotti Alla Joe Cipolla
(Recheados com carne temperada a base de tomate seco, açafrão, alho sal e pimenta)


Degustazione particolare
Francis Ford Coppola Diamond Series Zinfandel

Secondo piatto
Francis Ford Coppola Diamond Series. Blue Label. Merlot
(Um vinho especial. Seus aromas são convidativos, de amoras e groselhas maduras, assim como de especiarias. No paladar oferece sabores de ameixas pretas, amoras negras e eucalipto, enquanto que a pequena adição de Syrah oferece um toque de especiarias. O estágio em pequenas barricas de carvalho francês proporciona uma baunilha doce de pano de fundo seguido de taninos macios.)
&
Vitello Alla Scarface
(Lombo de vitelo dourado em caçarola, acompanhado de pimentões, tomate, presunto cru e temperos verdes, servido sobre fatias de pão fritas em azeite de oliva)

Dolci
Espumantes moscatéis brasileiros
&
Cannoli Del Capofamiglia
(Canudos recheados com ricota e doce de laranja)


Receitas baseadas no livro A cozinha da Máfia. Joe Cipolla
Os vinhos poderão ser adquiridos a preços especiais no dia do evento.

Apresentação dos Vinhos: Maria Amélia Duarte Flores

Reservas e informações: 51::9331 6098
mariaamelia@vinhoearte.com
ou vinhoearte@gmail.com

Realização:
Vinho e Arte . www.vinhoearte.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enomatic

Sabores de Verão - Koh Pee Pee, Champagne, Chez Philippe - Ano 7

A arte de fazer um grande queijo | Visita a Raul Anselmo Randon | Vacaria