Portugal - Conheça as diferentes regiões!

PORTUGAL


(Vista dos vales do Alto Douro)

A pátria mãe, cantada em versos, em poesia, em gastronomia. Seja no romantismo de Pedro e Inês de Castro, na religiosidade de Fátima, nos doces de Aveiro ou na melodia e conotação dos fados de Coimbra, Portugal é um país que revela sua personalidade em cada mínimo detalhe. E seus vinhos não podiam ser diferentes: surgem deste variado terroir, que mescla a influência marítima, vulcanismo, curvas de rio à uma forma de pensar muito vinculada à terra, aos sabores e ao descobrir o novo. Conheça um pouco dos vinhos desta terra.

Porto - A mais antiga das denominações de origem. Este vinho fortificado surge a partir de técnicas inglesas de conservação e consumo, onde ´lacool vínico é misturado ao suco da uva em início de fermentação, garantindo assim a doçura natural. São mais de trinta variedades autorizadas, com destaque para Toruiga Nacional, Tinta Roriz e Tinta Amarela. Repleto de lendas e classificações, destacam-se os tipos: Ruby (jovem), Tawny (envelhecido por mais de 3 anos), além dos Vintage (cujo vinho base é de uma única safra, só acontece nos grandes anos), além das mesclas de longo envelhecimento.As uvas são colhidas nas margens do Douro, porém o vinho é envelhecido em Gaia, em frente a cidade do Porto. É o par perfeito para o chocolate.


Vinhos Verdes - A região do Minho é uma das mais belas de Portugal. Cidades como Braga e Guimarães guardam belíssimas jóias a religiosidade, com todo o jeito camponês de viver do norte do país. Elaborado com a casta Alvarinho, o vinho Verde tem uma coloração amarelo palha muito jovial, tendo este nome por ser um vinho que se colhe mais cedo, com boa acidez naturl e até mesmo algo de gás, eventualmente. HArmoniza bem com frutos do mar, como camarão, siri e outras delícias.


(jardins de Viana do Castelo)

Dão/Bairrada - o coração de Portugal é famoso não só pelos doces de ovos moles, como também pelo tradicional Leitão. A uva da região é a Baga, tinta de fortes taninos, sabor à terra, rústica, que precisa de um bom enólogo e bom envelhecimento para mostrar todo seu potencial. Jovens enólogos, como Filipa Pato, tem buscado desenvolver os vinhos espumantes, bem como elaborar vinhos de ótima expressão, com identidade, porém adequados aos novos consumidores.



(visita a Luis Pato e família, com amigos do tour de Portugal)

Alentejo - muitos críticos classificam o Alentejo como o "Novo Mundo na Europa". Investimentos internacionais aliados às ótimas condições de solo e clima tem desenvolvido não só as variedades tradicionais - Touriga Nacional, Aragonês - como ícones a partir da uva Syrah, como o "Incógnito", da Cortes de Cima. Os vinhos podem chegar a 15º GL. As vinícolas familiares, como Herdade das Servas, reservam inúmeras surpresas, com excelente relação de qualidade/preço. Lá também são cultivadas as árvores de cuja casca se extrai a cortiça, além das oliveiras.

Madeira - uma ilha, muitas histórias, um dos vinhos mais antigos no mundo. São apenas seis produtores, que elaboram anualmente cerca de 4 milhões de garrafas.Fortificado, diferencia-se do Porto pelas uvas utilizadas - neste caso, Malvasia, Boal, Verdelho, Sercial - além do processo de elaboração, onde o vinho fica ao sol ou em estufas para uma total oxidação. O resultado é um vinho de tom castanho, que lembra amêndoas, com cerca de 19% de álcool, porém indestrutível. É muito conhecido pelo uso na culinária, é quem dá o sabor e o nome ao molho "Madeira", porém tem sido cada vez mais apreciado como aperitivo ou sobremesa, junto a pratos com base de cacau, frutas secas ou café.

*coluna de vinhos - Maria Amelia Duarte Flores - publicada em Zero Hora/ Junho 2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enomatic

Sabores de Verão - Koh Pee Pee, Champagne, Chez Philippe - Ano 7

A arte de fazer um grande queijo | Visita a Raul Anselmo Randon | Vacaria