Vinhos do Guaíba - Coluna de hoje ZH Gastronomia

Os vinhos do Guaíba



O vinho apaixona não só a quem aprecia, mas a quem trabalha com ele. Este sentimento que mescla bem-estar, prazer e sabores fez surgir novas regiões no mundo inteiro. No Brasil de tendências, não poderia ser diferente. As raízes culturais do sul, a geografia e o conhecimento são incentivos. Em um perfil de buscar o melhor, além de uvas e formas de cultivo que se adaptem bem, este empresário acaba por deixar sua marca de pioneirismo. Ainda em meados dos anos 70, 80, um visionário senhor chamado Guglielmoni já cultivava vinhedos de Nebbiolo na cidade de Viamão. Seus vinhos, hoje míticos, são historicamente considerados como um dos primeiros "vin de garage" (pequena e artesanal produção, porém com técnica e maestria) da América Latina. Assim, não só na região Metropolitana, como Barra do Ribeiro e Mariana Pimentel, começam a ganhar vinhedos e mostrar novas propostas. Conheça-as!



(foto Vila Bari, Porto Alegre - Maria Amélia Duarte Flores)

Porto Alegre - o interior da capital gaúcha sempre foi conhecido pela agricultura, até com realização de Festa da Uva. É crescente o plantio de uvas finas. Em Belém Velho, os visitantes podem conhecer a Bordignon, onde destaca-se a Cabernet Sauvignon. O espaço de eventos surpreende e convida ao passeio, pois é a forma de conhecer uma vinícola há menos de meia hora do centro da cidade. Já, em Vila Nova, está o projeto "Vila Bari", do empresário Luiz Alberto Barichello. Inovador, com muita influência italiana e apaixonado pelo vinho, implantou uvas como Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot , Tannat e Chardonnay. Os jardins lembram a Toscana, com ciprestes e vinhedos. Como no Vêneto, onde também possui uma vinícola - L'Arco - executa em alta tecnologia o processo de tornar passas as uvas antes de elaborar os vinhos. São ricos em cor e aromas, perfeitos para acompanhar carnes e queijos. Limitadíssimas, são cerca de cinco mil garrafas/ano, sendo o principal o "Gran Rosso".

(Degustando Vila Bari na Toscana, na nova propriedade de Barichello - maio/2011 - foto de Maria Amélia Duarte Flores)


Barra do Ribeiro - Um sonho que foi construído aos poucos e que, atualmente, se tornou um importante caso de sucesso em turismo e eventos do vinho, a vinícola Laurentia. De grande conhecedor no assunto, Dr Gilberto Schwartsmann, importante médico oncologista, passou a vinhateiro. A paisagem de suaves colinas, com aves, um silêncio incomparável ganhou novos elementos. Uma bela história que inicia-se com o plantio de mudas da variedade Montepulciano, totalmente em espaldeira. Em seguida, construiu vinícola e área de recepção Os vinhos são macios, frutados, de boa estrutura. Hoje também elabora espumantes, além de outros varietais, como Tempranillo, Nebbiolo. As visitas devem ser previamente agendadas.



(vinhedos Laurentia - foto de Maria Amélia Duarte Flores)

Mariana Pimentel - Comentado, discutido, degustado. Mas principalmente, elaborado com muita satisfação. O professor Jorge Ducati, atual presidente da Sociedade dos Amigos do Vinho de Porto Alegre, realiza um desejo antigo, que é o de elaborar vinhos em mínima escala. Com uvas muito curiosas, como a branca Garganega, além de Merlot e Brunello, possui uma área de apenas meio hectare no interior do município de Mariana Pimentel. Os lotes elaborados são de vinte a duzentas garrafas em cada safra. A consultoria do projeto é de outro micro produtor de vinhos, Vilmar Bettu. Não há intuito comercial, mas estudos apontam a potencialidade da região pela proximidade com a Serra do Sudeste, sendo talvez mais uma alternativa de diversificação da agricultura do município.


Jorge Ducati e Jandyra, junto comigo, no Jantar "Comfort Food" - Wok

(Coluna publicada em 26/08/2011 - Caderno Gastronomia - Jornal Zero Hora.
Cokunista Maria Amélia Duarte Flores)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enomatic

Sabores de Verão - Koh Pee Pee, Champagne, Chez Philippe - Ano 7

A arte de fazer um grande queijo | Visita a Raul Anselmo Randon | Vacaria