AGENDA - VINHO & ARTE

Segue nossa agenda da semana!

Um encontro para celebrar o dia da Mulher (08, quinta!), degustação premium sobre tendências do Chile (segunda, dia 12) e palestra "As regiões vitivinícolas da Espanha - Ribera del Duero, Rioja e Penedés" (quarta, dia 14).

Todos os eventos citados acontecerão no Lounge da Enoteca Conte Freire, (R. Des. Espiridião Lima Medeiros, 156 - Bairro Três Figueiras - paralela a Nilo Peçanha, a mesma rua do Sushi By Cleber/ Na Brasa). Totalmente renovada, a Enoteca brinda a chegada de mais de 70 novos rótulos, destacando vinhos de autor da Patagônia Argentina, bodegas boutiques do Chile, os vinhos de João Portugal Ramos / Duorum (Douro e Alentejo, Portugal).
Confira detalhes abaixo e participe conosco!!



08 de março / quinta-feira / 19h
ONLY WOMAN! Um encontro exclusivo para as mulheres! Descontraia, aprenda, divirta-se! Esta é a Semana da Mulher e, para comemorar esta data tão única, faremos um Happy Hour bem feminino, apresentado pela enóloga Maria Amélia e a sommeliére Iáscara Marques. Espumantes, tintos, rosés e brancos, mesa de frutas, macarons da Chef Andrea Ernst Schein, além de sorvete da Arte Freddo! O valor será de R$ 45,00 !! Das 19h até... que o assunto acabe!! Muito bate-papo entre taças, cultura, moda, enfim, um fim de tarde bem descontraído. Reservas pelo fone 3222 8851, com Marlon ou Iáscara.



12 de março / segunda-feira / 19h
Degustação Premium "Um novo olhar sobre os grandes vales do Chile"

Com apresentação da enóloga Maria Amélia Duarte Flores, equivale a curso "nível três" em degustação no padrão da Vinho & Arte (ou seja, este módulo é voltado a quem já participou de atividades iniciantes). Recém chegada do Chile, a enóloga seleciona sete varietais que são tendências e também surpresas, cuja pontuação, produtores, níveis de excelência, tem se destacado na mídia internacional e paladar dos consumidores.

Dentre os vinhos que serão degustados, o destaque é o "Pangea Apalta Vineyards, DO Colchagua Valley 2005" - elaborado a partir de uma pequena parcela de vinhedos da Viña Ventisquero, no coração do Vale de Apalta, pelo enólogo australiano John Duval, um dos maiores experts mundiais na variedade Syrah.
Além deste ícone, Pangea, as outras preciosidades do painel são:

- Viña Montes Sauvignon Blanc 2008 DO Valle de Leyda (WS 90/RP 90/W&S90)
- Amayna Pinot Noir 2004, DO Valle de San Antonio / Leyda
- Casa Silva Gran Reserva Petit Verdot
- Viña Von Siebenthal Carabantes Syrah 2003, Panquehue, Aconcagua Valley (RP 91)
- Santa Carolina Carignan Dry Farming 2008, Valle de Cauquenes
- Loma Larga Cabernet Franc BI 2006, DO Casablanca Valley

O valor individual é de R$ 120,00 - incluindo a palestra, degustação dos sete vinhos, tábuas de frios e pães, água, além de espumantes de boas vindas. As vagas são limitadas. Reservas e informações: (51) 9331 6098 ou vinhoearte@gmail.com




14 de março / quarta-feira / 19h
Palestra - Espanha: vinhedos, paisagens e sabores
Encontro de lançamento do "Tour de Espanha 2012 - 29 de abril a 09 de maio"

Com acompanhamento da enóloga Maria Amélia Duarte Flores (Vinho & Arte) e organização da Porto Brasil, o "Tour Espanha" integra a programação de viagens para apreciadores de vinho, boa mesa e paisagens, onde destinos como Portugal, Itália, França, Chile e Argentina (Mendoza e Patagônia) já foram contemplados. Mais do que visitar vinícolas, nestas viagens vivenciam-se conceitos de W ine Experience: cada momento é único, cada visita é surpreendente. Na ocasião, a enóloga Maria Amélia fará palestra sobre as principais regiões vinícolas espanholas, descrevendo o roteiro, que abrange a Ribera del Duero, Rioja, País Basco e Penedés/Barcelona. Dentre as w ine experiences reservadas ao limitado grupo de participantes, a viagem reserva muitas emoções, como:
Visita a vinícola Vega Sicília, um ícone da Ribera del Duero. Seu vinho, "Vega Sicilia Unico", é considerado um dos melhores e mais cobiçados vinhos do mundo, só surgindo em grandes safras, podendo atingir milhares de euros a garrafa.
Hospedagem no Hote l Marques de Riscal - El Ciego, Rioja - Dois dias para realizar sonhos: vinho, arte, arquitetura, design. Com a melhor estrutura de SPA do Mundo, foi finamente concebido e decorado pelo famoso arquiteto Frank O Gehry, o mesmo do Museu de Bilbao.
Jantar com a companhia de Luis Vicente Elias Pastor / Bodegas Lopez de Heredia - Viña Tondonia/Rioja - antropólogo, reconhecido estudioso de paisagem e turismo do vinho, com inúmeros livros publicados, é referência internacional quando o assunto é arquitetura de vinícolas. Uma memorável troca de conhecimentos de história, não só dos vinhos da Espanha, mas de paisagens do mundo inteiro.
A palestra terá entrada franca, sendo necessária confirmação de presença. Informações sobre a palestra ou roteiro pelos fones 3025 2626 ou 9331 6098, ou e-mail: marilia@portobrasil.com.br ou vinhoearte@gmail.com . A Enoteca preparou uma seleção de vinhos espanhóis em taça, a preços especiais, para dar o sabor ao encontro!

Participe conosco!
Um grande abraço e ótima semana!

Maria Amélia Duarte Flores
Enóloga . Vinho & Arte Eventos
mariaamelia@vinhoearte.com
http://vinhoearte.blogspot.com
Quem somos:

Maria Amélia Duarte Flores é enóloga, pós graduada em Marketing do Turismo. Colunista do Jornal Zero Hora, colabora com as revistas Sabores do Sul e Bon Vivant, Jornal Vinho & Cia, de São Paulo. Foi jurada do Mundial de Sauvignon Blanc, em Bordeaux, além do Mundial de Bruxellas, edição Chile e inúmeros concursos no Brasil, além de ter estágios em Mendoza, Argentina. Já palestrou em seminários internacionais de turismo do vinho, em Valladolid, Espanha e Bento Gonçalves. Realizou visitas nas principais regiões vinícolas da Espanha, França, Itália, Portugal, Chile, Argentina, Brasil e Uruguai, além de levar apreciadores para conhecê-las, com a Porto Brasil Viagens. É professora de cursos de Sommelier e Enoturismo na FISUL/Garibaldi, consultora do Sebrae e responsável pela pesquisa do Diagnóstico do Turismo do Vinho no Brasil, a ser publicada pelo IBRAVIN/SEBRAE em 2012. É diretora da Vinho e Arte, especializada em eventos enogastronômicos com os melhores chefs do sul do Brasil, palestras e cultura do vinho. Também é coordenadora do Núcleo Cultural do Vinho, Fundação Ecarta, Porto Alegre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enomatic

Sabores de Verão - Koh Pee Pee, Champagne, Chez Philippe - Ano 7

A arte de fazer um grande queijo | Visita a Raul Anselmo Randon | Vacaria