Tour Espanha - 1º Dia - TORO e RUEDA

Frio, mas com sol entre nuvens. Mesmo estando cerca de 10ºC, a manhã já convidava a aproveitar de um grande dia na Ribera del Duero.

Eu estava ansiosa. Começava o primeiro dia do nosso Tour de Vinhos, projeto da Vinho & Arte e da Porto Brasil Viagens (http://www.portobrasil.com.br)

Estamos hospedados no Palácio de Santa Ana, um lindo hotel que antigamente foi um mosteiro/convento, na cidade de Valladolid. Os arcos, o pátio (agora coberto) forma um belo salão, onde é servido (um fartíssimo) café da manhã.

(Hotel Palácio de Santa Ana, Valladolid).

Então, nosso destino foi Toro. Este lindíssimo vilarejo é hoje uma das mais modernas regiões vinícolas espanholas. Alia tecnologia, terroir, muita história e pessoas bastante entusiasmadas (e isto faz muita diferença!). A uva oficial desta DO (Denominação de Origem) é a Tinta de Toro (Tempranillo). Os vinhedos, geralmente antigos, cujo sistema de condução é em "vaso", produzem cerca de 3 a 4 toneladas por hectare. Os vinhos? No mínimo 14ºGL, com uma belíssima e intensa cor rubi/violeta.

(Vinhedos da Estancia Piedra, Toro)

Nosso passeio iniciou pela pequena vinícola familar Rejadorada. Localizada em San Román, muito próxima a Bodega Mauro e em frente a Pintia, elabora vinhos conceituados, com foco em qualidade. A recepção foi feita pelos proprietário (pai e filho) Luis e Mario Remesal, que apresentaram um pouco sobre a região e sua forma de elaborar.
(Sr Luis Remesal, proprietário da Rejadorada)

Dentre a linha de vinhos, destaque para o Rejadorada Tinto Roble, o qual eu achei bastante estruturado, fácil de gostar e de harmonizar com pratos de bom corpo, além do Bravo, um ícone da vinícola. Todos os vinhos tem recebido notas muito boas do crítico Robert Parker. A recepção, além de uma belíssima seleção de vinhos, teve algumas surpresas muito especiais, como um belo jamón serrano. O grupo adorou!

(Mario Remesal e a recepção extremamente gentil da equipe Rejadorada)

Após, fomos ao vilarejo de Toro, para conhecer a Bodega Histórica Rejadorada. Toro é belíssima. Valeria passar a tarde admirando suas pequenas ruas, o comércio bem típico do interior da Espanha, suas bodegas escavadas, subterrâneas. Pudemos observar a grade verdadeira da lenda que dá o nome a vinícola "Rejadorada", bem como conhecer mais estas instalações. Quem importa para o Brasil esta linha é a Vinhos do Mundo (http://www.vinhosdomundo.com.br)


(grupo pelas ruas de Toro)

Então, com entusiasmo de uma taça ou outra e a companhia de um querido amigo, Domingo de Vega, resolvemos mudar o roteiro. Pedimos a Inma, a grande mulher do vinho na região, da Estância Piedra, que aguardasse mais um pouco, logo chegaríamos para o almoço. E fugimos rapidamente para visitar a bodega de Domingo, a Viña Guareña. Boutique, de pequenina produção; já sabíamos que tem um vinho branco fantástico. Os rótulos foram criados por um designer de jóias japonês. Mas a grande surpresa mesmo foi o tinto "Pictor", com 18 meses de barrica. E uma imensa concentração mostrando mesmo todo o potencial da região. Um privilégio para poucos!!



Era hora de almoçar! E o destino era Estancia Piedra. Uma vinícola lindíssima, moderna, que não esquece nem do meio ambiente, nem da valorização cultural. Já a havia visitado em 2010 durante o Simpósio de Enoturismo e Patrimonio Cultural. Foi muito bom voltar e ver ainda mais o sucesso desta empresa. A recepção foi feita com Inma Canibaño, que nos serviu um "Piedra Sour" (um drink criado com vinho e limão a partir da idéia do Pisco Sour). De ali, uma visita pela vinícola, depois um brinde com Verdejo e "Estancia Piedra Azul" junto a mais jamon serrano (maravilhoso) e chega o almoço. 



Para harmonizar, uma sequência de vinhos premium! O prato especialmente escolhido foi o Arroz a la Zamorana, um prato de terroir da região, elaborado com arroz e "embutidos que qualquer camponês teria em sua casa". Como a região é famosa pelo leitão, os sabores eram fantásticos. Com boa pimenta e presença de condimentos, caiu perfeitamente com os vinhos de Toro.

(Arroz a la Zamorana)

A paisagem do entorno da Estância Piedra é incrivelmente linda. Silenciosa, se observa bem a natureza, os pássaros, os vinhedos. Inma esteve recentemente ao Brasil em um grande evento da DO Toro e conversou muito com nossos clientes sobre o Brasil. Serviu inúmeros vinhos diferentes, uma recepção realmente VIP!

(Maria Amelia e Inma Canibaño)

Após o almoço, uma pequena pausa para descanso (afinal, eram 50km até chegar a Rueda). O povo descansou, se divertiu, comentou sobre vinho, Gre-Nal, tirou foto dos amigos dormindo, enfim, relax total!!! Era grande a ansiedade para visitar um dos mais belos projetos vinícolas/históricos da Europa: o labirinto da Bodega Yllera, em Rueda. Através de um imenso trabalho de restauração, a família Yllera foi adquirindo, unindo, recuperando, as bodegas subterrâneas do vilarejo de Rueda. Agregou a estas uma história, contando um pouco sobre Mitologia: Minotauro, Ariadna, Teseu, são alguns dos personagens, em kilômetros de galerias subterrâneas de mais de 500 anos. Uma verdadeira jóia nacional, que merece ser divulgada e muito apreciada!

(interior do "Hilo de Ariadna" - Bodega Yllera, Rueda)

Para brindar, óbvio: um vinho branco muito saboroso, da uva Verdejo, típico da zona. Outras variedades também cultivadas são a Viura e, em menor escala, Malvasia. Após a visita, Marcos Yllera generosamente veio saudar o grupo; e, ainda nos possibilitou um inesquecível "up grade" - visitar parte das instalações ainda não restauradas, onde um gigantesco lagar de madeira guarda centenas de anos de muita história. Segundo o próprio Marcos, há trabalho de restauro para muitos e muitos anos, quem sabe inúmeras gerações.

(Marcos Yllera, com parte do grupo que está aproveitando nosso Tour de Espanha)

Enfim, agora já estamos no hotel! Parte da turma foi descansar, outra se foi para o centro de Valladolid ; e outra acaba de chegar do supermercado cheia de queijos e outras delícias para um happy hour! E eu estou aqui, compartilhando com vocês a experiência deste dia!!

É hora de ir - a turma do happy hour está chamando e não quero perder por nada estes momentos!!

Amanhã - Tudela del Duero, vamos visitar as históricas bodegas dormitório da região!!

Um abraço a todos!!

Comentários

Paulo Umpierre disse…
Que maravilha!
Lendo a tua descrição me imaginei ai com vocês.

Um abraço à todos.

Paulo Umpierre
Querido!! E como sentimos a falta de vcs!! Mas prepara as malas que outubro vem aí!!

Postagens mais visitadas deste blog

Enomatic

Sabores de Verão - Koh Pee Pee, Champagne, Chez Philippe - Ano 7

A arte de fazer um grande queijo | Visita a Raul Anselmo Randon | Vacaria