Visita de Bernard Hudelot a Porto Alegre!!

Queridos amigos, dia 21 de abril realizaremos um evento único!!

Um almoço de filosofia, história, vinho e saúde.

Vamos receber a visita do grande enólogo francês Bernard Hudelot.



Um bate-papo cultural cheio de vida, vinho e saúde, junto a um passeio pela Bourgogne e seus vinhos pelo método ancestral serão parte das surpresas do encontro.

Para deixar ainda mais saborosa esta especial ocasião, convidamos Gerard Durand, chef francês, para que prepare um almoço rico em gastronomia de terroir!

Aguarde maiores informações! Abaixo o curriculum de nosso convidado!


Bernard Hudelot, enólogo, formado pela Universidade de Dijon, Bourgogne, França, onde também foi professor da cadeira de enologia, biologia e bioquímica; com especialização em Biologia Vegetal; viticultor; proprietário fundador do Domaine Montmain – Chatêau de Villars Fontaine, na região de Hautes Côtes de Nuits, Nuits Saint Georges, Bourgogne; além de produtor de vinhos no Tahiti e no Gabão.

História: Após longos estudos técnicos, em 1967, Monsieur Hudelot se inscreve na Universidade de Dijon. Ao mesmo tempo, dá aulas de matemática em um liceu, quando começa a comprar as terras de Villars Fontaine, pertencentes anteriormente à sua família, dedicada ao cultivo de policulturas, com a finalidade de replantar as vinhas, desativadas desde o século XVIII.

Em 1971, ele passa a se dedicar inteiramente à criação do vinhedo, realizando, sozinho, o replantio, a construção das instalações, a vinificação e experimentação de métodos para a produção de seu vinho, sempre respeitando a Tradição e sua “regra de ouro”: “manter-se simples, natural e dar tempo ao tempo”.

Com esta filosofia, seus resultados são expressivos, consegue vinhos de alta qualidade que conquistam várias medalhas em concursos, bem como reconhecimento da imprensa tanto na Bourgogne, como no exterior, destancando-se nos Estados Unidos, Japão e China.
Tema Vinho e Saúde: Bernard Hudelot, durante os anos 2000, por quatro anos, foi responsável pela comissão “Vin, Securité et Santé” (Vinho, Segurança e Saúde), na União dos Enólogos da França, representando a região da Bourgogne.

Também foi presidente da associação “Vitagora”, Pôle de Compétitivité – Goût, Nutrition, Santé (Pólo de Competitividade – Sabor, Nutrição, Saúde), na comissão “Vigne et Vin” (Vinha e Vinho), em Dijon, Bourgogne, França, de 2005 a 2009.

Na conferência, o tema é abordado conforme os seguintes enfoques:
- Vinho e Saúde na História: desde a Antiguidade até Pasteur;
- Estatísticas e estudos epidemiológicos sobre o tema: Paradoxo Francês e outros estudos científicos atuais;
- Metabolismo e Bioquímica: os polifenóis.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enomatic

Sabores de Verão - Koh Pee Pee, Champagne, Chez Philippe - Ano 7

A arte de fazer um grande queijo | Visita a Raul Anselmo Randon | Vacaria