Diário - Tour de Espanha - 6º dia - País Basco (05 de maio)

Uma região que borbulha pela criatividade, cultura, sabores. O País Basco tem um alto astral incomparável. É o povo nas ruas, os bares de tapas (saborosíssimas!!) sempre lotados, a beleza das praias e o azul do mar: pura inspiração.
*grupo chegando ao Museu de Bilbao

Saímos cedinho: o destino era visitar Bilbao. Importante cidade portuária, é hoje uma referência do País Basco. Isto se deve a uma total revitalização de todo o centro da cidade e margem do rio, que contagiou de forma muito positiva a todos os seus moradores, a partir da construção do Museu Guggenhein.

Entre os inúmeros projetos apresentados para a construção do Museu, o escolhido foi o do arquiteto americano Frank O Gehry (que viria, posteriormente, projetar também o Hotel Marques de Riscal). Valorizando as margens da "ria" que cruza a cidade, integrou-se como um imenso barco de titânio, tornando-se um marco da arquitetura moderna espanhola.

*Outra vista do Museu, com a escultura do "Perro". Na foto, ao fundo, um protesto para que presos políticos bascos venham para presídios no próprio País Basco (pessoas de idade que só querem que os filhos estejam mais perto, uma cena triste, pois para visitá-los precisam viajar muitas horas e gastar muito dinheiro. Esta foi a explicação da guia, que traduziu o escrito "basco" e comentou a situação).

Visitamos algumas salas, tivemos uma rápida palestra sobre a história do museu e sua construção.

Após a visita, o grupo pode caminhar pelas ruas de Bilbao.

Qual a nossa surpresa, estava justo acontecendo uma feira de vinhos Txacoli!
Com pouco tempo, corremos contra a chuva e conseguimos encontrar e conversar com alguns produtores. Só figuraças. Txakoli é um vinho branco cuja graduação alcoólica não supera 11 graus e é elaborado a parti das uvas Hondarribi Zuri e Hondarribi Beltza. Tem ritual para ser servido, ressaltando seu leve toque frisante. Uma delícia para acompanhar umas tapas.

Confira algumas fotos da feira!








 Era hora de retornar a San Sebastian... a chuva passou e um lindo pôr-do-sol pode ser visto na praia.
 A noite prometia tapas y copas, com uma enorme lua cheia.

Hora de descansar! Amanhã, surpresas!! Fugimos do roteiro e do país: levamos a turma para a França!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enomatic

Sabores de Verão - Koh Pee Pee, Champagne, Chez Philippe - Ano 7

A arte de fazer um grande queijo | Visita a Raul Anselmo Randon | Vacaria