A Ilha dos Marinheiros - História do Brasil!


Segue uma pequena coluna, começando as homenagens ao Dia Estadual do Vinho!!

Ilha dos Marinheiros, Rio Grande

Uma das zonas de mais antigo cultivo no estado, riquíssima em tradições portuguesas. Antes ocupada por indígenas, teve colonização açoriana em meados de 1700. Estes, por sua vez, trouxeram inúmeras contribuições culturais, dentre elas o cultivo da videira. Pertence a cidade de Rio Grande, potência econômica gaúcha, com um dos portos mais importantes do Brasil.
Os vinhos elaborados em ilhas portuguesas, como Madeira ou Açores, sempre eram submetidos a viagens de barco para sua comercialização. Assim, técnicas para conservação foram surgindo ao longo do tempo: ao modelo do Porto, a adição de álcool ou manter a graduação de açúcar alto foram tornando-se o estilo.
Na Ilha dos Marinheiros, a maior ilha do estado, ainda restam pequenos produtores que mantêm tradição de elaborar Jeropiga ou Jurupiga. Trata-se de mosto de uvas com adição de álcool. A precariedade do processo de elaboração já o deixa totalmente oxidado, lembrando vinhos antigos da Ilha da Madeira. Ainda há vinhedos na ilha, porém das amplas áreas que já existiram, hoje há apenas dois viticultores. Parte das uvas é comprada na serra gaúcha.[1] A venda deste vinho dá-se quase na totalidade pelo turismo na ilha ou lojas de artesanato na cidade de Rio Grande. Corre grave risco de desaparecimento pelo êxodo rural e consequente perda das tradições.


[1] UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE  DISSERTAÇÃO DE MESTRADO A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE/RS. JOSÉ FRANCISCO SANTOS DE MOURA RIO GRANDE, MAIO DE 2011.

Comentários

Marcelo Dalpiaz disse…
Este comentário foi removido pelo autor.

Postagens mais visitadas deste blog

Enomatic

Sabores de Verão - Koh Pee Pee, Champagne, Chez Philippe - Ano 7

A arte de fazer um grande queijo | Visita a Raul Anselmo Randon | Vacaria