Rioja, momentos especiais | Marques de Cáceres

Conforme comentado em postagens anteriores, o Tour de Espanha teve tantos momentos especiais que muitas das visitas mereciam uma postagem a parte. Dentre estas experiências memoráveis, uma foi a visita e almoço que participamos na Marques de Cáceres, o qual relatamos agora!

Chegada a Marques de Cáceres

A bodega Marques de Cáceres localiza-se em Cenicero, coração da Rioja. 

Um pouco da história:
É uma vinícola de grandes dimensões, focada em qualidade e ainda preserva gestão familiar (e feminina!).
Sua origem se dá nos anos 60, por uma família tradicional de negociantes, que vem a Rioja com pensamento francês, ao estilo de Bordeaux. Enrique Forner, fundador da vinícola, na época é proprietário de um Chateau Grand Cru Classe em Bordeaux, é também grande amigo de Emile Peynaud, um dos maiores nomes da enologia mundial; assim, vislumbram o potencial da Rioja Alta. Com este assessoramento, busca vinhedos especiais, firma parcerias com os agricultores, fundando a Marques de Cáceres. Hoje sua administração é feita pela herdeira Cristina Forner, a qual consolida Marques de Cáceres como uma das marcas riojanas mais exportadas e difundidas pelo mundo.



Fomos recepcionados por Luis Burgueño, diretor de Exportação da vinícola, o qual apresentou um pouco da história e forma de trabalho da Marques de Cáceres. Falou sobre tecnologia, mercados, estilo de vinho. Em seguida, fomos convidados a conhecer a enorme estrutura da vinícola.


Pelo alto padrão e boas parcerias com os agricultores, a empresa consegue ter o privilégio de selecionar dentre seus fornecedores as melhores uvas conforme cada colheita, as destinando para sua linha de vinhos premium. É como se houvesse uma pequena adega dentro da grande empresa. Desta saem as linhas de vinhos de alta gama, os quais comentaremos a seguir.

A vinícola possui, aproximadamente, 40 000 barricas para elaboração e envelhecimento dos vinhos Reserva e Gran Reserva.




O engarrafamento é surpreendente. Foi a oportunidade de observar a linha em funcionamento, conforme o vídeo:



A degustação convidava a conhecer as novidades da vinícola, elaboradas não só na Rioja, como também em novas regiões, como Rías Baixas. Linhas focadas em novos consumidores, modernos, com bela apresentação e excelente custo benefício. 




Dentre os tintos, meu favorito foi o Gran Reserva; para alguns, o MC, um corte mais moderno, frutado, foi o destaque. O Gaudium também merece atenção, um vinho de muita estrutura.




Então, chegava a hora do esperado almoço. Um dos participantes comentava "nada melhor que almoçar em vinícola". E, realmente!! Ainda mais quando se tem um trabalho profissional tão presente em cada detalhe. 




Até um cardápio personalizado (e assinatura de Chef brasileira) fez parte da recepção. Uma sequência de especialidades espanholas, perfeitamente harmonizada com os vinhos, superou qualquer expectativa. Abaixo, alguns registros deste almoço!









Nosso agradecimento muito especial ao Diego - Importadora Mr Man, responsável por trazer Marques de Cáceres para o Brasil - pela gentileza do contato!

Informações sobre onde encontrar os vinhos: http://www.mrman.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enomatic

Sabores de Verão - Koh Pee Pee, Champagne, Chez Philippe - Ano 7

A arte de fazer um grande queijo | Visita a Raul Anselmo Randon | Vacaria