Vinhos de Santa Catarina

Queridos leitores,


Segue a coluna publicada hoje no Caderno de Gastronomia / Jornal Zero Hora!!


(vista do Villagio Grando, Água Doce/SC)


VINHOS DE SANTA CATARINA

Santa Catarina é um dos mais belos estados do Brasil. Sua privilegiada natureza, bem como as diferentes colonizações, o tornam uma terra rica em cultura, belas paisagens e muita gastronomia. O vinho sempre esteve presente nas colônias italianas, principalmente no litoral, como Urussanga e Nova Trento, além do Meio Oeste. Agora, novas pesquisas e alta tecnologia tem mostrado a potencialidade de novas áreas, como a fria São Joaquim, no alto das serras catarinenses, a qual surge como uma das mais promissoras regiões do Brasil para vinhos de alto padrão. Há até uma associação, a ACAVITIS (Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude), que congrega estes produtores. Conheça um pouco mais sobre as regiões do vinho em Santa Catarina.  

Vales da Uva Goethe - localizada próxima ao litoral sul e no início da Serra do Rio do Rastro, Urussanga é a terra da uva "Goethe". Esta variedade branca, híbrida, é introduzida em 1910 e adapta-se muito bem ao clima litorâneo da região. Teve seu auge de produção nos anos 50. Hoje restam apenas 40 hectares. O vinho Goethe é elaborado com o mesmo cuidado dedicado a um vinho fino; assim, é muito frutado, tem ótima acidez, combinando com frutos do mar. É uma boa opção para clericot com frutas cítricas.


Nova Trento - Vígolo, interior de Nova Trento, é conhecida internacionalmente pela história da vida de Madre Paulina. De forte origem italiana, a comunidade sempre elaborou vinho colonial, caseiro, para consumo próprio, com pequenos vinhedos. Pragas no solo acabaram por extinguir as vinhas, porém, através de intercâmbio com produtores gaúchos, há muitas engarrafadoras. Com a santificação de Madre Paulina, milhares de pessoas visitam Nova Trento diariamente; assim, o vinho regional passou a ser conhecido no Brasil inteiro. É uma boa opção para passeio em família. 

Meio Oeste/Vale do Rio do Peixe - Cidades como Videira e Tangará sempre tiveram a cultura do vinho inserida no cotidiano de sua população. Além de grandes empresas que elaboram diversos tipos de bebidas, há hoje um movimento com grandes investimentos em melhorias e pequenina produção de vinhos de categorias especiais. A tradicional família Panceri, além de investir em tecnologia, possui um fabuloso museu do vinho, profissionalmente organizado; Treze Tílias, austríaca na arquitetura e com turismo muito forte, recebe o projeto da família Kranz, cujos vinhos modernos e bons espumantes têm surpreendido os consumidores. Outro destaque é o projeto Villaggio Grando, na cidade de Água Doce, que valoriza a natureza, vistas panorâmicas e design. Destaque para os vinhos da variedade Chardonnay.

Serra Catarinense - Uma das mais frias regiões do Brasil é famosa internacionalmente pela alta qualidade dos seus vinhos. Nas cidades de São Joaquim e Lages, as condições climáticas e a altitude formam um conjunto perfeito para vinhos tintos minerais e longevos, rosés bem estruturados, bem como brancos de muita personalidade. As uvas amadurecem lentamente, a colheita pode acontecer entre março e junho. Há até um vinho ao estilo "IceWine", cujas uvas são colhidas parcialmente congeladas. As principais marcas da região são a Villa Francioni (cujo vinho Sauvignon Blanc é considerado como um dos melhores da América Latina), Cave Pericó, Quinta da Neve, Sanjo, Villaggio Bassetti e Santo Emílio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enomatic

Sabores de Verão - Koh Pee Pee, Champagne, Chez Philippe - Ano 7

A arte de fazer um grande queijo | Visita a Raul Anselmo Randon | Vacaria