ICEWINE - Um fenômeno da Natureza


"O vinho é a prova constante de que Deus nos ama e nos deseja ver felizes."- Benjamin Franklin



Um IceWine é um verdadeiro presente da natureza, a interpretação total do terroir pelas mãos do homem. Como pode uma uva que fica praticamente "passa", muitas vezes com toques de botrytis, aguentar temperaturas tão severas e se transformar em "ouro líquido? 

É realmente um vinho para filosofar, refletir, sobre cada gota deste néctar. Doce, sua cor lembra tons de mel. No aroma, é único: uns podem perceber frutas secas, outros baunilha, outro toques florais. Desperta os sentidos.

Então, o que é um IceWine, o "vinho do gelo"? Em que países podemos encontrá-los (os mais emblemáticos) e qual a dica de harmonização?

Realizamos uma simplificada pesquisa (pois este assunto é apaixonante, iria requerer páginas e mais páginas) sobre o tema, a qual compartilhamos abaixo. Abra um bom vinho e deguste!


O QUE É UM ICE WINE

"Ice Wine" ou "Eiswein" (Alemanha) é um raríssimo vinho de sobremesa elaborado a partir de mosto de uva congelada naturalmente, colhida no final do outono/início do inverno em regiões muito frias. Só é elaborado em anos especiais, quando o clima e a sanidade da uva permitem as condições perfeitas para o seu surgimento.


*fotos: www.winesfromcanada.com

No Canadá, por exemplo, a colheita acontece na madrugada, em temperaturas próximas a -10ºC. Nesta condição extrema, as uvas, que já se encontram "sobremaduras", estão congeladas. Ao ir para a vinícola, com o esmagamento, parte da água natural existente nas bagas segue congelada (cristais), os quais são separados do mosto que irá fermentar: assim, temos uma altíssima concentração de açúcares naturais, aromas e outros componentes que darão a estrutura ao futuro vinho.



Isto torna o IceWine completamente diferente de qualquer outro vinho de sobremesa: muito concentrado, a regra está em encontrar o equilíbrio entre a acidez. E este é um dos segredos que o faz tão longevo e instigante.

As variedades mais utilizadas para este vinho são a Vidal (Canadá) e Riesling (Alemanha). 

PAÍSES PRODUTORES

O destaque na produção desta preciosidade fica com o Canadá e Alemanha. Há também IceWine sendo elaborado na Áustria e várias outras regiões de clima frio (leste europeu, Suiça, sempre em pequenina escala) e, curiosamente, no Brasil.

Em São Joaquim, a Cave Pericó, em uma ousada experiência, tem feito uma colheita tardia em meados do outono / início do inverno, na região da Serra Catarinense. Os vinhedos localizados em São Joaquim, uma das zonas mais frias do Brasil, possibilitam este fenômeno. 

Os vinhedos estão a 1300 m de altitude; a média de temperatura na colheita é de -7,5ºC. A produção é de apenas meio kilo por planta; tem 15ºGL de álcool e 84g/L de açúcares residuais. Uma curiosidade: aqui no Brasil, a ousadia também está na variedade escolhida: o Ice Wine / Vinho do Gelo da Pericó é elaborado a partir de Cabernet Sauvignon.


COM O QUE HARMONIZAR...

Uma deliciosa tábua de queijos, principalmente azuis, como Gorgonzola ou Roquefort são as melhores pedidas. Caso opte por uma sobremesa, maçãs (tão tradicionais das regiões produtoras de IceWine) são a combinação especial: assadas, com calda de mel e sorvete, são uma dádiva. Outros doces a base de frutas cítricas também combinam bem.

A doçura de um IceWine também permite que seja degustado sozinho: ele, em si, já é uma belíssima opção de sobremesa.

Depois de aberta a garrafa, deve ser consumida logo. Um delicado IceWine não tem estrutura para aguentar (como um Porto ou Madeira) ficar aberta por muito tempo. Este é outro dos motivos pelos quais as garrafas deste vinho serem (geralmente) de tamanhos pequenos, como 200 ou 500mL.

Texto: Maria Amélia Duarte Flores

Fontes: Site da Peller Estate, Cave Pericó, Wines From Canadá e todas as minhas andanças neste mundo do vinho!

Comentários

Anônimo disse…
Maria,

Muito pertinente esse seu post!
Quem diria que existe Ice Wine?
E além das terras do hemisfério norte, aqui no Brasil também?
Realmente um fenômeno da natureza!
Teu blog deve ser lido sem moderação!
Beijos,

Ingrid

Postagens mais visitadas deste blog

Sabores de Verão - Koh Pee Pee, Champagne, Chez Philippe - Ano 7

Enomatic

A arte de fazer um grande queijo | Visita a Raul Anselmo Randon | Vacaria