4ª Dia - Anselmo Mendes - Confraria do Champanhe da Serra Gaúcha/ Douro

Começa o nosso quarto dia, com a Confraria do Champanhe da Serra Gaúcha, invadindo e agitando as terras portuguesas! 

Este grupo é muito especial: são sessenta confrades que se reúnem mensalmente para degustar vinhos, realizar jantares, valorizar a enogastronomia. Em 2013 a Confraria chega aos seus 15 anos. Vinte associadas estão participando desta viagem enogastronômica por Portugal, organizada pela enóloga Maria Amelia Duarte Flores, juntamente com a confrade Raquel Muraro Gaio; a agência é a Porto Brasil Viagens. No roteiro, contemplamos regiões como Porto, Douro, Bairrada, Dão, Alentejo e Madeira!

A agitação dos dias não tem permitido que muito se escreva sobre as visitas e paisagens (além dos fantásticos vinhos que temos a honra em provar)! Muito será escrito em nosso retorno ao Brasil. Por enquanto, você pode acompanhar resumidos relatos fotográficos.

O quarto dia de viagem gerava expectativa: era dia de encontrar o ícone Anselmo Mendes. Desde o início do planejamento deste tour, colocou-se gentilmente a disposição para nos receber - e encantar. E não foi diferente. Mestre na arte dos vinhos brancos, tem elevado a Alvarinho, na região dos Vinhos Verdes, a níveis incontestáveis de qualidade e reconhecimento; no Douro, tem surpreendido no trabalho atuante junto a diversas vinícolas, dentre elas, a magnífica Quinta dos Frades, onde ocorreu o nosso encontro.

(Sr Monteiro, administrador da Quinta dos Frades, junto a Anselmo Mendes e a presidente Julia Dunia Schmidt, saudando a chegada da Confraria)

 Turma atenta!!

É tempo de vindimas no Douro, região famosa pela tradição da pisa a pé em lagares de granito. A Quinta dos Frades preserva esta cultura e pudemos ver de perto a turma trabalhando. O ritmo da marcha é nostálgico, mágico... emocionante.


Anselmo prometeu que ia nos surpreender. "De facto", conseguiu!! Colocou a turma da Confraria no trabalho: vamos lá, todas ao lagar pisar as uvas!



Uma mistura de diversão e alegria, cantamos músicas brasileiras, da imigração italiana, confraternizamos. A sensação dos bagos entre os dedos é sensacional - eu recomendo!!


(Confrades, a enóloga Maria Amélia e os trabalhadores da Quinta dos Frades!)




Pense em uma pessoa feliz... assim eu me senti...


E em outra mais feliz... a Raquel estava radiante!


Maria do Carmo Perini (Vinícola Perini) e Anselmo Mendes - idéias e conhecimento!


Em seguida, foi o momento de conhecer os vinhedos da Quinta dos Frades, que é reconhecida como uma das mais belas do Douro. Vistas panorâmicas, tons que se transformam com a luz do sol, um dia caloroso.

Sempre há um cão entre grandes vinhas!



 A vinícola possui um lindo mirante e lá fomos convidadas a participar de uma degustação!


Eu, Maria Amélia, junto com Anselmo Mendes e seu assessor, o enólogo João Maria Cabral Almeida - que enche uma página da revista da TAP deste mês, nova estrela do Douro!


Gatos na Quinta dos Frades!

As confrades no solar da família!

As vistas inesquecíveis e incomparáveis do Douro.



Turma da Confraria!

A gentileza dos homens do vinho: a lotação das caminhonetas para visitar o vinhedo era tanta que nosso querido enólogo foi para o porta-malas!




Após a visita, o destino era o Douro DOC, restaurante localizado as margens do rio Douro, próximo a Quinta. O Chef é Rui Paula, um dos ícones da gastronomia no Norte de Portugal. Logo, logo as estrelas Michelin começarão a brilhar: um dos melhores almoços e serviços que já vivenciei nas terras portuguesas! Para harmonizar, Anselmo Mendes generosamente ofereceu os vinhos e organizou toda a harmonização, conforme as fotos abaixo!

Destaco este carpaccio de polvo: além de criativo, prato esteticamente perfeito, surpreendeu com o Muros de Melgaço, referência mundial em Alvarinho de alto padrão. Na sequencia de fotos, os demais pratos deste almoço memorável.





Ao final, confraternização! Era hora de descansar, amanhã a viagem segue com destino ao Dão!

Anselmo Mendes com Raquel Gaio, Maria Amelia e chef Rui Paula!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enomatic

Sabores de Verão - Koh Pee Pee, Champagne, Chez Philippe - Ano 7

A arte de fazer um grande queijo | Visita a Raul Anselmo Randon | Vacaria