ARGENTINA - Regiões


Argentina

De um lado as vastas planícies, de outro a imponente Cordilheira dos Andes. Doce de leite, queijos, carnes de primeira linha e uma cultura riquíssima: tudo resulta da mescla do espanhol, índios, italianos, alemães, fazendo da Argentina um país rico em sabores e estilo. Tem o tango porteño, folclore da montanha, rock de Fito Paez. A gostosa rivalidade do futebol. E os vinhos, alguns entrando em listas como melhores do mundo. Em paisagem de vinhedos é única: Mendoza, a província ícone, é deslumbrante. Contrasta picos nevados, como Cordón del Plata e Vulcão Tupungato, a terrenos cobertos de vinhas. A Malbec, originária do sudoeste francês, reina absoluta. Subindo um pouco, San Juan, a terra do Syrah. Ao Norte, Salta tem os Vales Calchaquíes, com cerros multicores, forte presença indígena e vinhos intensos. Já ao sul, com ventos frescos da Patagônia, Neuquén e Río Negro ocupam espaço no cenário internacional; ao modelo da Nova Zelândia, despontam com Pinot Noir e Sauvignon Blanc. Conheça mais sobre as principais regiões de vinho argentino.



(vistas da Catena Zapata)

Mendoza - "Tierra del Sol y del buen vino". é terra do vinho. Italianos e espanhóis fizeram do vinho alimento; mais que produzir, os mendocinos amam a bebida, consomem em várias ocasiões, é parte de sua essência. A desértica planície é irrigada com a água do degelo da Cordilheira, que corre por canais e valetas, transformando Mendoza em um grande oásis. Dias quentes e noites frias, ventos da montanha, solos formados por muita atividade vulcânica, garantem um terroir único, ideal para a uva Malbec. Hoje, tecnologia, arquitetura, vínculo com montanha e qualidade dos vinhos a fazem uma das principais rotas de turismo do vinho no mundo. Não deixe de provar os clássicos Catena Zapata, Terrazas, Zuccardi, Nieto Senetiner, bem como as jovens Renacer, Monteviejo, ou ícones como Bressia e Achaval Ferrer.


San Juan - próxima a Mendoza, San Juan também é uma província que historicamente produz vinhos. Há a influência dos Andes, com irrigação. O calor da zona produtora, com solos ricos em minerais, favoreceram o cultivo da uva Syrah. Com toques de especiarias, chocolate e muita fruta, os vinhos de San Juan são bastante equilibrados e tem sido conhecidos pelo mundo devido aos investimentos internacionais que a região recebeu. O destaque fica com o projeto "Callia", do grupo holandês Salentein.



Salta - O norte da Argentina, fazendo fronteira com a Bolívia, é a terra da Torrontés, a uva típica argentina, branca, de vinhos perfumados. Os vinhedos estão há mais de 1700m de altitude, contrastando com as cores das montanhas. O efeito da altitude, do contraste de temperaturas, faz com que o vinho atinja graduações alcoólicas potentes: de 13,5ºGL à mais de 17ºGL. Começam a se destacar vinhos da uva Malbec e Syrah, com grande potencial para Tannat, tintos muito densos que acompanham bem carnes e molhos picantes. Os principais produtores são Etchart e Miguel Torino, com seus vinhos de excelente relação qualidade preço. Outra dica é o clássico San Pedro de Yacochuya, além da El Porvenir de Los Andes.


Patagônia - Natureza, história e muito por descobrir: Neuquén e Río Negro, já há cem anos recebiam as primeiras vinhas, mas foi após o ano 2000 que começam a desenvolver ambiciosos projetos vitivinícolas. Localizada próximo a Bariloche, é zona petroleira, em cujo solo ossadas gigantescas de dinossauros são descobertas todos os anos. Com ventos que podem chegar a 80km/h, um solo rico e um moderno sistema de irrigação ao modelo de Israel, tem potencial de elaborar vinhos de ótimo padrão de qualidade a preços muito competitivos. Ao resistir ao vento, a uva fica com a pele mais grossa, garantindo mais aromas cítricos, frutados, jovens. A estrela da região é a instigante uva Pinot Noir, muito delicada, além da branca Sauvignon Blanc, que explode em aromas de maracujá, damasco, goiaba. São importantes produtores a Bodega del Fin del Mundo, NQN e Schroeder; como descobertas, os vinhos de autor de Marcelo Miras, além do Pinot Noir da Bodega Chacra, são a pedida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enomatic

Sabores de Verão - Koh Pee Pee, Champagne, Chez Philippe - Ano 7

A arte de fazer um grande queijo | Visita a Raul Anselmo Randon | Vacaria