Carnaval com charme em Santa Catarina


Vinícolas catarinenses apostam no enoturismo para ganhar turistas durante carnaval

Algumas vinícolas de Santa Catarina, associadas da ACAVITIS ( Ass. Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude), estão apostando no mercado do enoturismo (Turismo do Vinho - segmento da atividade turística que se baseia na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e nas tradições e cultura da localidade que produzem esta bebida ), para conquistar turistas durante o carnaval.


(Villagio Grando)

Projetos que envolvem degustação de vinhos nas cavas, piqueniques, brunch, almoço ao ar livre com cardápios regionais e até sabragem nas parreiras já estão em pleno andamento. Ao todo nove vinícolas catarinenses, já recebem turistas, sempre com agendamento prévio.



Em São Joaquim, duas vinícolas promovem degustação no meio das parreiras. A vinícola Monte Agudo, há um ano faz piqueniques debaixo das plantações de uva chardonnay, cabernet sauvignon e merlot. Os queijos, pães, salames, bolos e geléias, são todos regionais.

“Utilizamos tudo o que é da região para montar o piquenique” , afirma Carolina Ferraz sommelier da vinícola. A Quinta Santa Maria, produz também, a famosa “Pata Negra”, servida com pães caseiros durante a degustação que acontece em almoço às margens do Rio Lava Tudo, na região de Pericó, também em São Joaquim. O almoço, um carreteiro regional, também é feito em panelas de ferro com fogo no chão,tudo muito típico e tradicional.



A Casa Pisani, localizada em Monte Carlo, meio oeste catarinense, que está em plena colheita, se prepara para receber os turistas com um “brunch” no meio das parreiras, sempre acompanhado pelo enólogo da vinícola o português Miguel Viseu. Lá os convidados também aprendem a “sabrar” um espumante.



Outras duas vinícolas de Santa Catarina, a Villaggio Grando de Água Doce e a Abreu Garcia de Campo Belo, também recebem turistas para degustar e visitar as cavas. A VG tem no receptivo um grande piano para receber os turistas com música clássica. O que os produtores querem é harmonizar vinho com música, e depois ajudar na colheita e assim aprimorar o gosto pela bebida. Na Abreu Garcia, trilhas e caminhas em um dos pontos mais altos de Santa Catarina.



Leônidas Ferraz, presidente da ACAVITIS ( Ass. Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude ), diz que a ideia é cada vez mais proporcionar ao turista, experiências, enogastronômicas, que possam mesclar a degustação de vinhos produzidos no terroir de altitude, com pratos típicos em um ambiente lúdico, no meio das parreiras, com música, nas regiões altas e frias ( a temperatura é sempre amena), que retratam o belo cenário catarinense.




(Dicas da jornalista Mônica Correa)

Comentários

Lívia disse…
To indo pra Floripa domingo e já fiquei morrendo de vontate! Pena não estares por perto pra me 'conduzir' no passeio... vou procurar algum desses durante as férias!

Postagens mais visitadas deste blog

Enomatic

Sabores de Verão - Koh Pee Pee, Champagne, Chez Philippe - Ano 7

A arte de fazer um grande queijo | Visita a Raul Anselmo Randon | Vacaria