Desfile da Vai-Vai e os Vinhos do Brasil

Segundo o site G1, a Vai-vai será a quarta escola a desfilar no dia 08 de fevereiro!

Ligue a TV e torça para os Vinhos do Brasil!


Vai-Vai usa uvas de verdade para homenagear o vinho em desfile em SP

(fonte: Site G1 - 10/01/2013)


Após ocupar o terceiro lugar no pódio do carnaval 2012 de São Paulo, a escola de samba Vai-Vai irá apostar em um tema popular e inebriante para tentar alcançar o 15º título da agremiação: o vinho. A escola é a quarta a desfilar no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte da capital paulista, no dia 8 de fevereiro, o primeiro dia de desfiles do Grupo Especial.


Segundo o carnavalesco Cahê Rodrigues, o título do enredo da Vai-Vai define bem o que a escola vai levar para o Sambódromo: “Sangue da Terra, Videira da Vida: um brinde de amor em plena avenida - Vinhos Brasil”. “A proposta é valorizar e popularizar o vinho brasileiro, mostrar para as pessoas que é possível beber um bom vinho e pagar um preço justo. Já foi a época em que vinho barato era de garrafão”, falou ao G1.

A partir de tal ideia, a escola vai mostrar por meio de cinco carros e 31 alas diversas referências históricas do vinho. O grande destaque, segundo o carnavalesco, vai para o abre-alas da Vai-Vai. “Será uma super alegoria, com o carro de quase 60 metros. Ele retrata a transição que Noé faz quando carrega na arca não somente os animais, mas também as sementes de videira. Com isso, ele faz com que a arte de fazer vinho não morra. É uma abertura bem bíblica da escola”, disse Rodrigues.

Depois, o desfile deve prosseguir ainda com uma referência bíblica: a transformação da água para vinho nas Bodas de Caná. Apenas na terceira alegoria o Brasil vai surgir. “Nós vamos fazer uma adega no Brasil. A gente entende que esse ‘sangue da terra’, esse vinho, movimentou muito a estrutura do país. Muitos imigrantes vieram pra cá e, através de muita luta, de muita história de superação, foi possível tornar o vinho brasileiro o que ele é hoje”, comentou o carnavalesco.

No carro serão representados diversos imigrantes italianos pisando em uvas. E um detalhe apontado por Rodrigues é que as frutas serão verdadeiras. “Serão quilos e mais quilos de uva, todas trazidas da região de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, para o desfile”, disse.


Já o quarto carro vai mostrar o símbolo da escola, o personagem Criolé, oferecendo um grande banquete regado a vinho. A quinta alegoria encerra o desfile com uma mensagem de preservação ambiental. “Ela é inspirada na Arca do Futuro, que foi feita na Noruega. Sementes de várias espécies de frutas e plantas foram armazenadas já em preparação para o próximo dilúvio, pois isso pode acontecer. A gente abre com uma arca e fecha com outra, com visões e propostas diferentes, mas o mesmo sentimento”, comentou Rodrigues.

Quanto às expectativas, elas estão bem altas na escola. “O vinho traz isso de alegria, harmonia, de juntar as pessoas. Então é com esse espírito que a escola está desenvolvendo esse carnaval, tanto que todas as nossas fantasias vão ter detalhes de uva. A gente espera que no final do desfile a gente possa brindar o título da escola. E com vinho”, disse o carnavalesco.

Fundada em 1930, a escola foi campeã 14 vezes do carnaval de São Paulo. O último título ocorreu em 2011, com o enredo “A Música Venceu”. Neste ano, a escola terá 3,6 mil componentes, e uma bateria com 280 ritmistas. À frente da bateria estará a rainha Camila Silva.

O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira é formado por Reginaldo Romualdo Pereira (Pingo) e Paula Fernanda Penteado (Paulinha). O samba-enredo é de autoria de Zeca do Cavaco, Ronaldinho FQ, Osvaldinho da Cuíca, Evaldo Rodrigues e Valter Camargo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enomatic

Sabores de Verão - Koh Pee Pee, Champagne, Chez Philippe - Ano 7

A arte de fazer um grande queijo | Visita a Raul Anselmo Randon | Vacaria