Um passeio pela loja da Vinho & Arte Casa

Um passeio pela Vinho & Arte Casa - a loja

Já são dez anos entre eventos, viagens e vinhos. Chegou a hora de ter o espaço para receber os amigos e mostrar diariamente todo o conceito que já aplicamos nos nossos tours, jantares: o vinho agrega, acolhe. Por isto a "Vinho & Arte" é uma Casa, não uma loja. Você vem para nos visitar na cozinha, pode provar um vinho no jardim, ficar ao lado do fogão a lenha aqui no bar estilo loft e ainda encontra uma seleção de mais de duzentos rótulos, inspirada em todos os roteiros que já visitamos (ou queremos ir!). 

Nesta postagem vamos apresentar um pouco desta seleção, escalada para aquecer este inverno.

Logo na chegada está a Enomatic, mais alta tecnologia para conservação e serviço do vinho. Esta máquina italiana permite que um vinho fique aberto por mais de vinte dias sem perder suas características: a cada taça que é servida, é injetado na garrafa um gás inerte (como Nitrogênio ou Argônio), evitando qualquer tipo de oxidação/contato do vinho com o ar. Amplamente utilizada na Europa, tem sido uma novidade no Brasil: quem nos visita tem a chance de provar grandes vinhos (como Angelo Gaja), pagando apenas o valor da dose, na temperatura e condições ideais!


Seleção de Vinhos:
Diferentes, vinhos que contam histórias. Hoje a Vinho & Arte Casa possui vinhos do Brasil, Chile, Argentina, Itália, França, Espanha, Portugal, Nova Zelândia, Austrália  e Estados Unidos. O critério de escolha dos vinhos é a qualidade, o terroir, a seriedade do produtor, inovação, sempre a preços justos, adequados. Confira alguns dos destaques:

Bodega Torres - Espanha, Chile e Estados Unidos
Importante produtor espanhol, possui também vinícolas no Chile e Estados Unidos. Tem grande história de luta e determinação em Villafranca de Penedés. Além do conceito, que mescla uvas tradicionais nas regiões produtoras à inovação de variedades internacionais em grande estilo, é uma empresa muito preocupada com o Meio Ambiente. As vinícolas tem grandes projetos de sustentabilidade, investem na preservação de diversas espécies (como o Condor, nos Andes), além de aproveitamento de águas.

Dos vinhos da Torres, um dos meus favoritos é o "Mas La Plana", um clássico Cabernet Sauvignon, que na década de 70 rompeu barreiras e venceu o importante concurso "Olimpíadas do Vinho", que acontecia na França, sendo considerado na época "O Melhor Vinho do Mundo". Este feito repetiu-se anos atrás na China, quando recebeu o título de Vinho do Ano. Outro destaque é o "Salmos", do Priorat, região emblemática espanhola, de vinhos riquíssimos e grandiosos.


Cantina Riondo, Itália
Excelente relação qualidade/preço, aliando vinhos tradicionais do Vêneto (como Valpolicella, Prosecco, Amarone e Soave) a inúmeras opções com uvas internacionais (Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay). A Cantina Riondo localiza-se em Verona, tem vinhos muito frutados, fáceis de serem apreciados. Destaco o Pinot Grigio, branco típico da região, bastante cítrico, leve (média de R$ 38,50), além do Valpolicella Ripasso, um vinho de ótima estrutura, muita fruta, perfeito para acompanhar massas com molhos vermelhos, carnes de longo cozimento (carne de panela, por exemplo).


Luis Pato, Portugal
Irreverente, aficcionado pela qualidade, criativo: Luis Pato é uma referência de Portugal. Pai da famosa enóloga Filipa Pato, é história viva de Portugal pela valorização da uva regional Baga, a elevando entre alguns dos melhores vinhos do país. O espumante, elaborado pelo método tradicional, é outra preciosidade.



Bodega Benegas, Argentina

Tiburcio Benegas foi um dos pioneiros dos grandes vinhos na Argentina. Seu intenso trabalho sempre em busca de qualidade foi o início da história do vinho mendocino: em meados de 1800, não só busca as uvas finas, mas incentiva outros agricultores a fazer o mesmo. Funda "El Trapiche", que mais de um século depois tornaria-se uma das mais importantes vinícolas do mundo. Muitas gerações depois, Frederico Benegas Lynch resolve valorizar este legado; buscou vinhedos antigos da essência da família, restaurou uma das caves originais; surge uma vinícola boutique de vinhos surpreendentes, com destaque para variedades como Syrah, Sangiovese, Malbec, Cabernet Sauvignon e um grandioso Cabernet Franc. Verdadeiras jóias da atualidade argentina.


Viña Montes, Chile

Não há como falar em vinhos de qualidade sem falar no padrão e perfeccionismo da Viña Montes. Referência na região de Colchagua, destaca-se pelos vinhedos em diferentes vales, altíssima tecnologia e forte conexão com os anseios dos consumidores. A linha Montes Alpha é presença garantida nas melhores cartas de vinhos do mundo!

Bustamante - Vale do Maule, Chile

De propriedade dos irmãos Bustamante, reconhecidos cineastas da cena cult chilena, este projeto é parte integrante do MOVI - Movimento dos Vitivinicultores Independentes. Pequenina produção, na isolada e rústica região do Vale de Maule, tem suas garrafas numeradas e assemblages bastante interessantes, com uvas como Cabernet Sauvignon, Carménère. Autênticos vinho de autor.


Vinhos de autor - Argentina
Sou tão encantada com o potencial do Vinho Argentino que busquei ter na Vinho & Arte Casa exemplares que mostrassem o melhor do país. Trouxemos inúmeros rótulos da Patagônia, como os vinhos de autor de Marcelo Miras (destaque para o Pinot Noir) e seus ícones da Bodega del Fin del Mundo, como Special Blend. De Mendoza, prove o "Nieto Senetiner Bonarda Reserva Especial" (só abra se tiver uma carne de molho muito intenso, pois é um vinho de absurda estrutura); caso opte por uma excluividade, muito delicada, única, é esta jóia feita por Bressia, "Profundo", um blend para acompanhar alta gastronomia, com tempo e atenção.


Dunamis Vinhos e Vinhedos
Um projeto inovador, cuja linha de vinhos tem surpreendido os apreciadores e a crítica internacional. A Dunamis lança seus varietais, com destaque para um Merlot vinificado em branco; um Pinot Grigio, que já conquistou medalhas em concursos em Londres; Cabernet Franc com apenas 5% de passagem em barricas e surpreendente Merlot, com bom corpo. A novidade é um Sauvignon Blanc elaborado com uvas dos Campos de Cima da Serra/Região de Vacaria, rico em frescor, frutado intenso e excelente acidez.


Visite-nos!

Vinho & Arte Casa
Rua Mucio Teixeira, 107 . Bairro Menino Deus
Porto Alegre RS
Fone 51 3072 1777 / vinhoearte@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enomatic

Sabores de Verão - Koh Pee Pee, Champagne, Chez Philippe - Ano 7

A arte de fazer um grande queijo | Visita a Raul Anselmo Randon | Vacaria