O vinho é um produto milagroso!

Lendo "1001 vinhos para Beber Antes de Morrer", livro que ganhei dos queridos amigos Iná e Julio Gonzalez, descubro este prefácio lindo e bastante filosófico escrito por Hugh Johnson, resolvi compartilhar com vocês:

"O mercado vinícola tem interesse em convencer a mim e a você de que a qualidade é algo objetivo e mensurável. Mas nós sabemos que isto não é verdade: o amor não se explica."





"É por isto que este livro não se chama 'Os 1001 melhores vinhos do mundo'. A dimensão sobre a qual ele se volta é a da variedade. O vinho é um produto milagroso. O homem fermenta as uvas maduras... e pronto. Quais uvas, de onde, quando e por quem são os parâmetros que fazem diferença. Contudo, a cada colheita, no mundo, surgem resultados previsíveis. Certos gostos não podem ser patenteados; podem ser imitados, até certo ponto. O caráter único fica assegurado, pois é impossível reproduzir as circunstâncias precisas que originaram um vinho. Se pudessem ser reproduzidas, todo o edifício do comércio vinícola - e, de fato, o universo do vinho - ficaria sem sentido. O Chateau Lafite não pode fazer um Chateau Latour; ponto final."

Lindo não?
Boa leitura

Textos extraídos: 
Hugh Johnson, no prefácio de "1001 Vinhos para Beber Antes de Morrer"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enomatic

Sabores de Verão - Koh Pee Pee, Champagne, Chez Philippe - Ano 7

A arte de fazer um grande queijo | Visita a Raul Anselmo Randon | Vacaria