Cem anos de Espumante no Brasil | Vinicola Peterlongo



Cem anos de espumante no Brasil

"Os municípios de Garibaldi e Bento Gonçalves sempre se dedicaram e sempre tiveram grande produção de uvas brancas e pretas europêas e, até hoje, pertence a estes municípios a primazia na produção de UVAS e VINHOS FINOS. A fabricação de vinhos brancos finos foi iniciada neste Município pelo Snr. Manoel Peterlongo Filho em 1906 e 1907. Naquela época começaram as primeiras colheitas das uvas MALVAZIA, MOSCATEL, VERNACIA, RABOSA E FORMOSA. A produção, durante uma dezena de anos, limitou-se ao necessário para o consumo doméstico. Em 1915, porém, Manoel Peterlongo Filho, iniciou a fabricação doESPUMANTE PETERLONGO, para exportação. Usou castas de uvas das mais finas e adoptou, desde o início o método doCHAMPAGNE (FERMENTAÇÃO NA PRÓPRIA GARRAFA)"

"Segundo, pois, a tradição de meu saudoso pai, traçamo-nos um programa do qual nos não afastaremos uma linha: DAR AOS BRASILEIROS UM PRODUTO BRASILEIRO, capaz de rivalizar com qualquer similar estrangeiro e pela terça parte do custo dêste."
(Armando Peterlongo - publicação "Gran Espumante" - Julho de 1938)





(foto de meados de 1930 / construção da vinícola Armando Peterlongo, Studio Geremia/Acervo da Vinícola)

Quem diria que o sonho, o hábito de um ilustre cidadão, mudaria toda a história de um país? Hoje, onde se fale de vinhos do Brasil, seja em festas, em concursos, em eventos, a bebida referência é sempre o Espumante. Seja brut, rosé, moscatel, caem sempre bem, tem bom preço, fáceis de encontrar e muito agradáveis.


Tudo isto se deve a um pai sonhador e a um filho visionário e executor, que nunca desistiu do seu sonho: elaborar um espumante legitimamente brasileiro, com a mesma ou superior qualidade de qualquer outro elaborado no mundo inteiro. 2013 é um ano muito especial para o vinho brasileiro, afinal, são cem anos do marco histórico da elaboração do "Primeiro Espumante do Brasil". Talvez a elaboração, de forma artesanal, até tenha começado alguns anos antes, mas em 1913, na 1a Festa da Uva de Garibaldi, ManoelPeterlongo é condecorado com Medalha de Ouro, com seu "Champagne".



"Bendita a terra que este sangue aquece"
(dizeres que estavam na Medalha recebida pelo primeiro espumante do Brasil)


Manoel era agrimensor, migra da Itália para Garibaldi para demarcar terras. Traz o hábito de beber "Champagne"; muito culto, traz um livro francês onde as regras da elaboração de um grande champagne são detalhadas. Não foge as normas, busca uvas finas, começa a estudar o processo, no porão de casa. A bebida começa a ganhar fama, infelizmente Manoel adoece em 1921. Seu único filho homem é Armando, farmacêutico, está morando em Vacaria e, com apenas 21 anos é chamado de volta a Garibaldi, para cuidar da família e da nova empresa que começa a prosperar. Armando é executor, dinâmico, se envolve completamente com o assunto e aprimora todo o legado do pai, que vem a falecer em 1924. Neste mesmo ano, o jovem Armando funda a Associação Comercial de Garibaldi (hoje Câmara da Indústria e Comércio/CIC) e também casa-se com Addy Sobrosa, professora, diretora doGrupo Escolar. É pioneiro na contratação de mulheres, tanto para os vinhedos quanto trabalhar na vinícola, no pagamento de salário mínimo e encargos trabalhistas a todos os funcionários e a preocupação para o desenvolvimento cultural da cidade.


Em 1930 inaugura o moderno prédio onde, até hoje, está o Estabelecimento Vinícola Armando Peterlongo. São mais de 10000 m2 contruídos em basalto, a maior construção do gênero na América Latina. O túnel garante a refrigeração da cave, construída aos moldes de Champagne, França. Em 1942, o "Champagne Peterlongo" era exportado até para o Estados Unidos; estava nas mesas dos banquetes de Getúlio Vargas (até a Rainha Elizabeth brindou com Champagne Peterlongo, em uma visita no Brasil). Em agosto de 1966, Armando falece. Hoje a empresa está revitalizando sua marca, lançando novos produtos, buscando honrar a qualidade tão sonhada pelo seu fundador.


(Armando foi pioneiro na contratação de mão de obra feminina e pagamento das leis trabalhistas/salário mínimo. Foto de meados dos anos 30, Studio Geremia, Acervo da Vinícola)


Em meados dos anos 50, chegam franceses, como Georges Aubert, e com eles o "Método Charmat". Garibaldi consolida-se como "A Terra do Champanha". Nos anos 70, multinacionais como Chandon, Seagram, Martini, Cinzano, também instalam-se no município. Em 1973, chega o enólogo Adolfo Lona. É dele a criação de eventos como a "Fenachamp" (anos 80) e a grande contribuição cultural "Confraria De Lantier", que aproximou muitas pessoas do universo do vinho.


Hoje os espumantes espalharam-se pela serra gaúcha, pelo Brasil. A história não pertence só a Garibaldi, pode-se encontrar maravilhas em Pinto Bandeira (onde está a Cave Geisse, Valmarino); preciosidades no Vale dos Vinhedos; novidades na Campanha Gaúcha (como a cave da Guatambu), sem contar o adocicado dos Espumantes Moscatéis do Vale do Rio São Francisco.


Tudo tem um começo e é hora de celebrar: Garibaldi receberá em outubro a Fenachamp - Festa do Espumante, A bebida deixou de estar apenas em festas, está no cotidiano! Motivos para brindar é o que não falta: seja a vida, a alegria, aos amores (perdidos ou renovados), pequenas conquistas... mantenha sempre na geladeira o que você mais goste e tim-tim aos vinhos do Brasil!

(coluna publicada na revista Sabores do Sul)

Comentários

VINOTICIAS disse…
Excelente artigo Maria Amélia, Parabéns pelas comemorações, Márcio Oliveira

Postagens mais visitadas deste blog

Enomatic

Sabores de Verão - Koh Pee Pee, Champagne, Chez Philippe - Ano 7

A arte de fazer um grande queijo | Visita a Raul Anselmo Randon | Vacaria