Assemblage - Saiba mais

Assemblage - termo francês sem exata tradução, mas que no mundo do vinho significa "corte", "mistura". Em inglês também é utilizada a expressão "blend".

Não trata-se de uma mistura simplória, apenas juntar um vinho a outro, mas uma técnica que exige sabedoria, intuição, objetivos. É a base da arte do enólogo em elaborar um grande vinho ou arruinar com vinhos bons; isto pois a combinação entre as "bases" tem que ser perfeita, equilibrada, o que vai exigir grande conhecimento.




Muitos dos melhores vinhos do mundo são elaborados desta forma, como os grandes vinhos de Bordeaux, por exemplo. Neste caso, são cinco uvas: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Malbec e Petit Verdot, cujas mesclas podem variar conforme a região, produtor, safra. Por exemplo: ao comprar um vinho do Pomerol, sabemos que, mesmo não descrito no rótulo, a predominância serão das castas Merlot e Cabernet Franc; ao comprar um Margaux, há mais Cabernet Sauvignon. 




Já em casos como o Vinho do Porto, o "blend" é muito complexo. Pode ser desde várias safras mescladas, até mais de trinta uvas autorizadas, como Touriga, Tinta Roriz, Tinta Barroca... Em Champagne, a mescla de safras nos "não safrados" é o que garante a padronização - podem ter mais de trinta vinhos diferentes na composição, em uma única garrafa!




Descobrir os aromas de um assemblage é tarefa prazeirosa, é apreciar ao máximo a arte do vinho para os cinco sentidos. Os vinhos varietais tem o seu "glamour", mas nada tira o mistério de clássicos como um grande Chateauneuf-du-Pape e suas treze uvas, entre brancas e tintas, um velho Amarone della Valpolicella, com a Corvina, Rondinella e Molinara, no auge de seus limites de sobrematuração e envelhecimento ou o fascínio da elegância do Cabernet Sauvignon com Tempranillo em um Vega Sicilia. Vinhos para desvendar.


22/01/2013 - quarta-feira . 19h30 . Degustação às Cegas
Assemblage . a mistura de arte do vinho
Vinho & Arte Casa . Rua Múcio Teixeira, 107 . Bairro Menino Deus

Com o sucesso da degustação às cegas de Pinot Noir, a idéia agora é desvendar a complexidade de clássicos assemblages. Vamos degustar sete vinhos, sendo cinco assemblages (vinhos que são feitos a partir de misturas de uvas) e dois varietais (onde 80% é de apenas uma única uva), da Itália, Portugal, França, Chile, Argentina, Brasil. Para acompanhar, queijos e frutas da estação. O valor individual é de R$ 65,00, incluso a prova dos sete vinhos, queijos, frutas, água e apresentação da enóloga Maria Amélia. Reservas e Informações: 51 9331 6098 / 3072 1777

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enomatic

Sabores de Verão - Koh Pee Pee, Champagne, Chez Philippe - Ano 7

A arte de fazer um grande queijo | Visita a Raul Anselmo Randon | Vacaria