Saiba mais sobre a Pinot Noir

Pinot Noir, uma uva para o verão





Algumas dicas para compreender uma das mais delicadas e exigentes uvas viniferas...


Pinot Noir
. A uva dos vinhos míticos da França é também a revelação das regiões frias do Novo Mundo, como Patagônia Argentina, Nova Zelândia, Casablanca/Chile ou Encruzilhada do Sul, aqui no Rio Grande do Sul. Os vinhos da Pinot Noir tendem a ser muito frutados, terem muito aroma que lembra a morangos, amoras, sempre delicados. Acompanham queijos de massa mole; ficam muito bem com camembert ou brie, ainda mais quando servidos com compotas. Quanto a combinar com carnes, um Pinot Noir acompanha desde peixe, frangos, leitão.


Para entender de Pinot, precisamos compreender a Bourgogne... digamos que não é uma tarefa tão fácil... mas muito prazeirosa!



Bourgogne - a mítica região, cheia de histórias e centenas de pequenos vinhedos. É o melhor exemplo para a palavra "terroir", devido as inúmeras manchas de solo que possui, o conhecimento ancestral que passa de pai para filho, os métodos tradicionais de vinificação. Quando o tema é o vinho branco, a uva é Chardonnay. Nos tintos, é a terra da Pinot Noir (a única tinta autorizada).


É a terra do mítico Romaneé Conti!

O Bourgogne, quando jovem, apresenta muita intensidade de frutas vermelhas, como cereja; mais antigo, ganha complexidade: tem toques de torrefação, canela, café. É perfeito para acompanhar pratos especiais como pato confitado, "coq au vin" (frango ao vinho) e o ícone "Boeuf Bourguignon" (carne cozida no vinho da Bourgogne).

DEGUSTAÇÃO ÀS CEGAS - PINOT NOIR
14 de janeiro, terça-feira - 19H30
VINHO & ARTE CASA
Rua Múcio Teixeira, 107 . Bairro Menino Deus . Porto Alegre



Abertura do "Aromas e Sabores de Verão 2014", sequência de atividades gastronômicas que realizamos desde 2006. Para começar, uma degustação de Pinot Noir às cegas, de diversos países, como França, Argentina, Chile, entre outras surpresas, acompanhada de queijos e frutas típicas da estação. O valor é de R$ 65,00 - Apresentação da enóloga Maria Amélia Duarte Flores - Reservas: 30721777 / vinhoearte@gmail.com




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enomatic

Sabores de Verão - Koh Pee Pee, Champagne, Chez Philippe - Ano 7

A arte de fazer um grande queijo | Visita a Raul Anselmo Randon | Vacaria