África do Sul | Parte 1 | Historia e Vin de Constance

São dez anos de Vinho & Arte, vinte anos de Porto Brasil Viagens. Como um presente (cheio de trabalho), escolhemos um destino para celebrar estas conquistas com nossos clientes: o que representaria bem os nossos conceitos, de descobertas, de wine experience, natureza, surpresa, sonho? Então: África do Sul!






Assim, começamos o projeto do Tour Africa do Sul Premium - cuja viagem acontecerá de 10 a 23 de agosto/2014 (escreva para informações: vinhoearte@gmail.com).

Com a tarefa de escolher hotéis, vinícolas, restaurantes, e preparar muitas das surpresas que acontecerão na viagem, embarquei na semana passada para um viagem "bate-volta" a esta magnífica terra! E o magnífico é se surpreender não só com as paisagens, mas a gastronomia e extrema cordialidade de um povo que já sofreu tanto e hoje o que quer é viver, trabalhar e ser muito feliz!


(Protea, a flor símbolo do país!)

Para contar um pouquinho destas experiências, começarei falando sobre história o famoso Vin de Constance e a região de Constantia!

Nos próximos dias, detalhamento das vinícolas e cidades visitadas!

REGIÃO DE CONSTANTIA:

Localizada próxima ao centro da Cidade do Cabo, é uma das mais importantes regiões vitivinícolas da África do Sul. É a terra do mítico "Vin de Constance" (que falaremos abaixo) e também dos modernos Sauvignon Blanc (abaixo descrição a visita a Steenberg). 

Muito arborizada, tranquila, a região de Constantia reúne bons hotéis e muitas opções de atividades - inclusive o tradicional jogo de cricket. Fiquei hospedada no Hotel Le Vineyard, cujas vistas para Table Mountain, gentileza do staff, decoração e conforto das acomodações além da alta gastronomia o tornam um ponto de partida perfeito para desfrutar esta deliciosa região.


Vin de Constance:




Historicamente, é o vinho mais famoso da África do Sul. Há diversas lendas e histórias em torno do surgimento e de como "realmente" era elaborado o "Vin de Constance", mas um fato é certo: é um vinho único, um mito. Aos finais do século XVIII era considerado um dos melhores vinhos do mundo. Está imortalizado em obras da literatura, como "Razão e Sensibilidade" de Jane Austen, onde a senhora Jennings, como toda boa alma, acredita que pode curar todos os males com um gole – de água com açúcar a vinho – como neste caso.


“My dear,” said she, entering, “I have just recollected that I have some of the finest old Constantia wine in the house that ever was tasted, so I have brought a glass of it for your sister. My poor husband! how fond he was of it! Whenever he had a touch of his old colicky gout, he said it did him more good than any thing else in the world. Do take it to your sister.”


— Minha querida — disse ela, entrando —, acabo de lembrar-me de que ainda tinha uma garrafa aberta do excelente vinho de Constância, e trouxe um copo para oferecer à sua irmã. Meu marido é que gostava muito deste vinho! Sempre que tinha um ataque de gota, dizia que isto lhe fazia melhor do que qualquer outra coisa neste mundo. Quer levá-lo a sua irmã?
| Cap. 30, trad. Ivo Barroso |

(fonte: http://www.janeausten.com.br/2013/09/o-bom-e-velho-constancia-atual-vin-de-constance/)


No meu rápido roteiro, tive a chance de visitar dois produtores deste vinho: Klein Constantia e Groot Constantia. A uva utilizada é a Muscat de Frontignan, que é colhida quase passificada; resulta em um grau alcoólico natural alto, bem como muita doçura, que depois envelhece em barricas usadas. Quanto tempo dura? Um vinho para guardar a vida inteira, afinal é um mito!!




Sauvignon Blanc e Steenberg:

Uma das vinícolas mais conhecidas da Região de Constantia é a Steenberg. Famosíssima pelo seu Sauvignon Blanc e estrutura de enoturismo, sempre me despertou tremenda curiosidade. Seu enólogo, o jovem J D Pretorius, é um dos grandes especialistas desta variedade a nível internacional: em 2010, inclusive, na ocasião do Mundial de Sauvignon em Bordeaux, tive a honra em conhecê-lo, ambos éramos jurados.

O visual é deslumbrante, com as montanhas e vinhedos. O bistrô, área de degustação e recepção são pontos de paradas obrigatórios.

Na degustação, destaque para o Magna Carta, um dos melhores vinhos brancos do Novo Mundo.

As fotos falam por si!! Enjoy!!
























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VINHOS DO RIO GRANDE DO SUL

Dica da Semana | Tufarello Nero di Troia IGP Puglia

Dúvidas sobre a Natamicina