África do Sul | Parte 1 | Historia e Vin de Constance

São dez anos de Vinho & Arte, vinte anos de Porto Brasil Viagens. Como um presente (cheio de trabalho), escolhemos um destino para celebrar estas conquistas com nossos clientes: o que representaria bem os nossos conceitos, de descobertas, de wine experience, natureza, surpresa, sonho? Então: África do Sul!






Assim, começamos o projeto do Tour Africa do Sul Premium - cuja viagem acontecerá de 10 a 23 de agosto/2014 (escreva para informações: vinhoearte@gmail.com).

Com a tarefa de escolher hotéis, vinícolas, restaurantes, e preparar muitas das surpresas que acontecerão na viagem, embarquei na semana passada para um viagem "bate-volta" a esta magnífica terra! E o magnífico é se surpreender não só com as paisagens, mas a gastronomia e extrema cordialidade de um povo que já sofreu tanto e hoje o que quer é viver, trabalhar e ser muito feliz!


(Protea, a flor símbolo do país!)

Para contar um pouquinho destas experiências, começarei falando sobre história o famoso Vin de Constance e a região de Constantia!

Nos próximos dias, detalhamento das vinícolas e cidades visitadas!

REGIÃO DE CONSTANTIA:

Localizada próxima ao centro da Cidade do Cabo, é uma das mais importantes regiões vitivinícolas da África do Sul. É a terra do mítico "Vin de Constance" (que falaremos abaixo) e também dos modernos Sauvignon Blanc (abaixo descrição a visita a Steenberg). 

Muito arborizada, tranquila, a região de Constantia reúne bons hotéis e muitas opções de atividades - inclusive o tradicional jogo de cricket. Fiquei hospedada no Hotel Le Vineyard, cujas vistas para Table Mountain, gentileza do staff, decoração e conforto das acomodações além da alta gastronomia o tornam um ponto de partida perfeito para desfrutar esta deliciosa região.


Vin de Constance:




Historicamente, é o vinho mais famoso da África do Sul. Há diversas lendas e histórias em torno do surgimento e de como "realmente" era elaborado o "Vin de Constance", mas um fato é certo: é um vinho único, um mito. Aos finais do século XVIII era considerado um dos melhores vinhos do mundo. Está imortalizado em obras da literatura, como "Razão e Sensibilidade" de Jane Austen, onde a senhora Jennings, como toda boa alma, acredita que pode curar todos os males com um gole – de água com açúcar a vinho – como neste caso.


“My dear,” said she, entering, “I have just recollected that I have some of the finest old Constantia wine in the house that ever was tasted, so I have brought a glass of it for your sister. My poor husband! how fond he was of it! Whenever he had a touch of his old colicky gout, he said it did him more good than any thing else in the world. Do take it to your sister.”


— Minha querida — disse ela, entrando —, acabo de lembrar-me de que ainda tinha uma garrafa aberta do excelente vinho de Constância, e trouxe um copo para oferecer à sua irmã. Meu marido é que gostava muito deste vinho! Sempre que tinha um ataque de gota, dizia que isto lhe fazia melhor do que qualquer outra coisa neste mundo. Quer levá-lo a sua irmã?
| Cap. 30, trad. Ivo Barroso |

(fonte: http://www.janeausten.com.br/2013/09/o-bom-e-velho-constancia-atual-vin-de-constance/)


No meu rápido roteiro, tive a chance de visitar dois produtores deste vinho: Klein Constantia e Groot Constantia. A uva utilizada é a Muscat de Frontignan, que é colhida quase passificada; resulta em um grau alcoólico natural alto, bem como muita doçura, que depois envelhece em barricas usadas. Quanto tempo dura? Um vinho para guardar a vida inteira, afinal é um mito!!




Sauvignon Blanc e Steenberg:

Uma das vinícolas mais conhecidas da Região de Constantia é a Steenberg. Famosíssima pelo seu Sauvignon Blanc e estrutura de enoturismo, sempre me despertou tremenda curiosidade. Seu enólogo, o jovem J D Pretorius, é um dos grandes especialistas desta variedade a nível internacional: em 2010, inclusive, na ocasião do Mundial de Sauvignon em Bordeaux, tive a honra em conhecê-lo, ambos éramos jurados.

O visual é deslumbrante, com as montanhas e vinhedos. O bistrô, área de degustação e recepção são pontos de paradas obrigatórios.

Na degustação, destaque para o Magna Carta, um dos melhores vinhos brancos do Novo Mundo.

As fotos falam por si!! Enjoy!!
























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enomatic

Sabores de Verão - Koh Pee Pee, Champagne, Chez Philippe - Ano 7

A arte de fazer um grande queijo | Visita a Raul Anselmo Randon | Vacaria