Rui Reguinga e os Vinhos de Portalegre, vinhedos em altitude do Alentejo


Terrenus Tinto e Branco
Os vinhos de altitude elaborados na Serra do Mamede, em vinhedos antigos, Alentejo


Rui Reguinga é uma nova estrela portuguesa. Em 2009, foi eleito o melhor enólogo do país. Se desafia a desbravar terroirs, descobrir e reestruturar antigas regiões, sendo consultor não apenas em Portugal, mas também em diversos projetos internacionais, inclusive em Mendoza.

A nossa dica da semana são duas preciosidades, elaboradas a partir de vinhedos antigos resgatados por Rui, cujo sistema de condução é ao estilo do vale do Rhône ou Espanha (vaso/gobelet), da forma mais natural possível. Nas tintas, destaca-se a presença da "Grand Noir", uma uva em desaparecimento.

Localizada no Alto Alentejo, em uma região conhecida por Serra de São Mamade, em Portalegre, Portugal, com uma altitude média de 700 metros e solo principalmente de granito e xisto, os vinhedos do vinho "Terrenus" são cultivados de forma biológica, sem herbicidas, em apenas 6 hectares de vinhas. Estas encontram-se misturadas, brancas, tintas, velhas e muito velhas convivendo harmonicamente no vinhedo de montanha. Não se utilizam meios de irrigação e a colheita é toda feita à mão. Na vinícola existe em torno de 200 barricas de carvalho francês.

São elaboradas cerca de 5000 garrafas de cada vinho.

Características dos vinhos 



Terrenus Branco 2010
Um assemblage de 8 castas portuguesas, com fermentação parcial em barrica de carvalho (50%) e tanques de aço inox. Aplica-se batonnage de 6 meses. É bastante potente, intenso, gastronômico; a acidez garante o frescor, típico de um grande vinho alentejano. Fresco, muito mineral, é perfeito para quem aprecia vinhos brancos estruturados.



Terrenus Tinto 2009
Outro grande vinho de corte, uma obra de arte que já nasse "assemblage" no vinhedo, incluindo Aragonês, Trincadeira, Alicante Bouschet e a citada Grand Noir. É um vinho profundo, rico, onde as notas típicas da Alicante Bouschet de frutas maduras são complementadas com o picante da Trincadeira; um vinho de ótima longevidade. É perfeito para uma carne com molhos bem elaborados, estruturados intensos. 

Estoques limitados. 

Encontre na Vinho e Arte Casa. 
Consulte Tele-entrega:
51 9331 6098 / 30233345
vinhoearte@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enomatic

Sabores de Verão - Koh Pee Pee, Champagne, Chez Philippe - Ano 7

A arte de fazer um grande queijo | Visita a Raul Anselmo Randon | Vacaria