Barca Velha | A História de um vinho | 2a Edição



Jantar e Degustação Premium - 2a Edição
Barca Velha | Histórias de um vinho
A vida de Antônia Ferreirinha e Portugal nos dias de hoje

21 de julho, terça-feira, 20h
Vinho e Arte Casa . Rua Múcio Teixeira, 107
Menino Deus . Porto Alegre

"Enquanto todos colocavam as mãos na cabeça, Dona Antonia Ferreirinha colocava-as na terra".

O vinho tinto português Barca Velha é um dos mais elegantes e apreciados da atualidade. Com um grande poder de guarda, o vinho do Douro conquistou seu lugar com características inigualáveis.

Seu primórdio remonta ao século XIX e ao carinho e empreendedorismo de D. Antônia Adelaide Ferreira, conhecida também por “A Ferreirinha“ simplesmente pela sua ternura e de grande personalidade, que chegou a administrar cerca de dezenas de quintas, entre as mais famosas da região. Nasceu em, 1811, filha de um negociante de vinhos, José Bernardo Ferreira, e de sua mulher Margarida Rosa Gil. Casou-se forçadamente com o primo direto. Antônio Bernardo Ferreira, tendo dois filhos. Ficou viúva aos 33 anos. Foi nessa época que despertou o desejo e a vocação de empresaria.

Dona Antônia tinha suporte do administrador da Casa Ferreira – José da Silva Torres, que mais tarde se tornou seu segundo marido, Dona Antónia lutou contra problemas na região como a doença da vinha, a filoxera. Uma verdadeira guerreira. Buscou alternativas e a ela se deve o não desaparecimento do vinho do Porto através desta terrível praga. Dentre as quintas, deixou legados como a Quinta do Vesúvio e a magnífica Quinta do Vale Meão, onde anos depois nasceria o Barca Velha.

Mas somente em 1952, quando o enólogo da casa Ferreira, Sr. Fernando Nicolau de Almeida, assumiu a posição é que foi produzida a primeira safra deste grandioso vinho. Apesar da primeira safra ter sido feita em 1952, ele só foi lançado no mercado 8 anos depois, após seu processo de envelhecimento, em meados da década de 60. Anos depois, José Maria Soares Franco foi o enólogo responsável.

Hoje o Barca Velha surge das uvas da Quinta da Leda; o Meão pertence a descendentes de Dona Ferreirinha; enquanto isto, Soares Franco, dedica sua vida ao magnífico projeto Duorum!

Vamos viajar por estas historias e sabores em um jantar inesquecível. 
Vinhos raros de coleção pessoal.

Apresentação: Maria Amélia Duarte Flores

Recepção:
Acepipes ao estilo das tasquinhas portuguesas
Espumante Filipa Pato 3B Brut e Rosé, Bairrada

Entrada:
Caldo Verde
Terrenus Branco . Vinho Regional Alentejano . Rui Reguinga

Degustação Premium:
Duorum Reserva Vinhas Velhas 2011, Douro - Wine Spectator 91 / Wine Enthusiast 93
Quinta do Vale Meão 2010, Douro - Wine Spectator 93 - a safra 2011 foi considerada o 4º colocado - Wine of The Year - WS
Barca Velha 2000, Douro - Vinho do Ano "Essência do Vinho", Robert Parker 94

Prato Principal:
Bacalhau às natas a moda da casa portuguesa

Sobremesa:
Doces de Pelotas
Vinho Madeira Justino's

Valor individual: R$ 375,00
Valor especial para acompanhantes (inclui jantar e vinhos, exceto degustação Quinta do Vale Meão e Barca Velha): R$ 190,00

Reservas e informações:
51 9331 6098
51 3072 1777
vinhoearte@gmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enomatic

Sabores de Verão - Koh Pee Pee, Champagne, Chez Philippe - Ano 7

A arte de fazer um grande queijo | Visita a Raul Anselmo Randon | Vacaria