CASCINA CHICCO: O valor da “FAMIGLIA”

 CASCINA CHICCO: O valor da “FAMIGLIA”

 

Vivemos tempos intensos... onde ouvimos falar, a toda a hora, do valor da família... Que a família é a célula mais importante de toda sociedade, seja esta formada por laços genealógicos, ou comerciais... ou que dentro do seio familiar nascem e permanecem vivas as tradições que dão identidade a um povo, uma nação, ou um estilo de vinho, como o Barolo do Piemonte.



Mas quando falamos do mundo do vinho, é fundamental incorporar alguns ingredientes essenciais ao conceito de “família”, como o passo do tempo, as diversas gerações, a paixão pelo trabalho da terra, o respeito ao território e a compreensão dos tempos e as circunstâncias que rodeiam a cada fase e etapa da história.

No Piemonte, existem, pelo menos, entre quarenta e cinquenta mil hectares de vinhedos plantados, e entre dez e quinze mil vinícolas.  Seria quase impossível mencionar todas elas neste post. Por isso, escolhi um produtor excepcional, que descobri nas minhas várias visitas à região que produz os vinhos mais emblemáticos da Itália: Barolo e Barbaresco. Além de produzir o delicioso queijo Gorgonzola, e ser o campo preferido das trufas brancas, destacada iguaria que pode atingir preços altíssimos.

No Piemonte, tudo é arte, e bom viver.

Nesta oportunidade, falarei sobre os vinhos da CASCINA CHICCO

www.cascinachicco.com






Os seus “Barolo” - amplamente premiados pela crítica mundial (Robert Parker, Wine Spectator, Decanter, James Suckling, etc), são clássicos, compactos, “classudos”. Impressiona o equilíbrio ideal – como se fosse uma equação matemática perfeitamente resolvida – entre potência e elegância.

Pessoalmente, dei 95/100 ao seu “Barolo Riserva Ginestra”, elaborado de vinhas velhas e de baixíssimo rendimento (menos de 1 quilograma por planta). Chama poderosamente a atenção a precisão enológica do seu diretor Enrico Faccenda, que usa carvalho francês – barricas e tonéis – deixando a complexidade das frutas e aromas “falar” com a madeira numa sinfonia complexa de aromas e sabores.

No próximo post, falarei sobre os outros vinhos que compõem o vasto catálogo desta “famiglia”, piemontesa de “pura cepa”. 

Sommelier Mike Taylor

https://www.instagram.com/sommeliermiketaylor/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enomatic

Sabores de Verão - Koh Pee Pee, Champagne, Chez Philippe - Ano 7

A arte de fazer um grande queijo | Visita a Raul Anselmo Randon | Vacaria